DEADLOCK É UM CONCEITO DE IMPASSE ENTRE PROCESSOS REQUISITANDO O MESMO RECURSO. EM SISTEMAS OPERACIONAIS ESSE CONCEITO MUITAS VEZES É APRESENTADO DE FORMA COMPLEXA, POIS NECESSITA DE OUTROS CONCEITOS PARA SER COMPREENDIDO. O OBJETIVO É O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO ATIVIDADE LÚDICA PARA ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO DO NÍVEL SUPERIOR. FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE DEADLOCK E ATIVIDADES LÚDICAS PARA CRIAR UMA SOLUÇÃO QUE PERMITA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS JOGADORES. COMO MATERIAIS, FORAM UTILIZADOS ITENS DE FÁCIL AQUISIÇÃO COMO QUADRO BRANCO OU CARTOLINA PARA REPRESENTAR O CAMPO, PINCEL MARCADOR OU CANETA PARA DESENHAR O CAMPO, TAMPAS DE REFRIGERANTES PARA REPRESENTAR OS JOGADORES E OS RECURSOS DE FORMA QUE SEJA O QUE FOR MAIS PRÁTICO PARA OS JOGADORES. PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI UTILIZADA A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E NÃO ESTRUTURADA. COMO RESULTADO, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO CAPAZ DE APRESENTAR O CONCEITO DE DEADLOCK DE FORMA LÚDICA POSSIBILITANDO AOS ALUNOS UM MAIOR APROVEITAMENTO DO CONTEÚDO.