Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARENA DEADLOCK: USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

Palavra-chaves: JOGO EDUCATIVO, ENSINO-APRENDIZAGEM, DEADLOCK, SISTEMAS OPERACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DEADLOCK É UM CONCEITO DE IMPASSE ENTRE PROCESSOS REQUISITANDO O MESMO RECURSO. EM SISTEMAS OPERACIONAIS ESSE CONCEITO MUITAS VEZES É APRESENTADO DE FORMA COMPLEXA, POIS NECESSITA DE OUTROS CONCEITOS PARA SER COMPREENDIDO. O OBJETIVO É O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO ATIVIDADE LÚDICA PARA ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO DO NÍVEL SUPERIOR. FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE DEADLOCK E ATIVIDADES LÚDICAS PARA CRIAR UMA SOLUÇÃO QUE PERMITA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS JOGADORES. COMO MATERIAIS, FORAM UTILIZADOS ITENS DE FÁCIL AQUISIÇÃO COMO QUADRO BRANCO OU CARTOLINA PARA REPRESENTAR O CAMPO, PINCEL MARCADOR OU CANETA PARA DESENHAR O CAMPO, TAMPAS DE REFRIGERANTES PARA REPRESENTAR OS JOGADORES E OS RECURSOS DE FORMA QUE SEJA O QUE FOR MAIS PRÁTICO PARA OS JOGADORES. PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI UTILIZADA A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E NÃO ESTRUTURADA. COMO RESULTADO, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO CAPAZ DE APRESENTAR O CONCEITO DE DEADLOCK DE FORMA LÚDICA POSSIBILITANDO AOS ALUNOS UM MAIOR APROVEITAMENTO DO CONTEÚDO.

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