O REFERIDO ARTIGO BUSCA IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SÓCIO AFETIVO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O TEA É UM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO, CUJAS ÁREAS AFETADAS SÃO: COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTO RESTRITO OU REPETITIVO. ESTAS HABILIDADES NÃO SERÃO RESTRITAS, PORÉM, TERÃO UM RITMO MAIS LENTO, ENTRETANTO, POSSUIRÁ A POSSIBILIDADE DE CONSEGUIR OU MESMO ALCANÇAR UM PROGRESSO CONSIDERÁVEL ATRAVÉS DOS BENEFÍCIOS DA PSICOMOTRICIDADE, UMA VEZ QUE, ELA BUSCA INTERVIR E SUPRIR AS SUAS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL O ESTUDO DO CORPO, TRABALHANDO SOBRE TRÊS ASPECTOS: MOTOR (MOVIMENTO), COGNITIVO (INTELECTUAL), E O AFETIVO (RELAÇÃO), ALÉM DE AJUDAR A TER AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA AO LONGO DA VIDA. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO DESCRITIVA QUE INCLUI BASES CIENTÍFICAS COMO ARTIGOS E OBRAS LITERÁRIAS. A DISCUSSÃO TEVE COMO ALICERCE, OS AUTORES: OLIVEIRA (2015); ALMEIDA (2014); WALLON (1925); SCHAWARTZAN (1994); GALVANI (2002); LEVITT (1997); LOWEN (1984), ENTRE OUTROS. A PARTIR DOS LEVANTAMENTOS DE DADOS ENCONTRADOS NESTA PESQUISA OBSERVOU-SE O QUANTO A PSICOMOTRICIDADE É IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS EM GERAL, E EM ESPECIAL AS CRIANÇAS COM TEA, POIS É EVIDENTE QUE COM A FALTA DA PSICOMOTRICIDADE PODERÁ ACONTECER CONSEQUÊNCIAS E/OU ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO. CONCLUI-SE QUE A IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS, TERÁ COM SUAS DIFICULDADES A EVOLUÇÃO, ALÉM DE PROPORCIONÁ-LOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, VISTO QUE, É POR MEIO DELA QUE AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PODEM SER INTEGRADAS NA SOCIEDADE.