A FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58327 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4707 "inscrito_id" => 11235 "titulo" => "A FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO SE FAZ PRESENTE NO COTIDIANO ESCOLAR E CARACTERIZA-SE ENQUANTO UM ALIADO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. ESTE RECURSO, ENQUANTO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA BUSCA INCORPORAR FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E OS AVANÇOS EDUCACIONAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS, BEM COMO OBJETIVA POTENCIALIZAR AS APRENDIZAGENS E POSSIBILITAR O RECONHECIMENTO DA REALIDADE DO ESTUDANTE NO QUE É DISPOSTO NO MATERIAL DISPONIBILIZADO. DIANTE DA IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO NOS AMBIENTES ESCOLARES E, PRINCIPALMENTE, PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, SE CARACTERIZANDO ENQUANTO PESQUISA DOCUMENTAL, E QUE SE PREOCUPA EM VERIFICAR QUAIS CONTEÚDOS DA FÍSICA MODERNA, DE ACORDO COM A EMENTA PROPOSTA NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFBA – CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE FISICA III, SÃO ABORDADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO E COMO ESTES CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS NAS OBRAS. QUATRO COLEÇÕES FORAM ANALISADAS: QUÍMICA CIDADÃ DE WILDSON SANTOS E GERSON MOL; QUÍMICA DE EDUARDO MORTIMER E ANDREA MACHADO; FÍSICA EM CONTEXTO DE ALEXANDER POGIBIN, MAURÍCIO PIETROCOLA, RENATA DE ANDRADE E TALITA RAQUEL ROMERO; E FÍSICA: CONTEXTO & APLICAÇÕES DE ANTÔNIO MÁXIMO, BEATRIZ ALVARENGA E CARLA GUIMARÃES. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM UMA ABORDAGEM SIMPLISTA E SUPERFICIAL DOS CONTEÚDOS, VISTO QUE ESTES DEMANDAM UM CONHECIMENTO TEÓRICO E MATEMÁTICO CONSOLIDADO, O QUE NÃO POSSIBILITA O APROFUNDAMENTO DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FÍSICA, QUÍMICA, LIVRO DIDÁTICO, CONTEÚDOS, CONTEÚDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID11235_26092019215804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA EUGENIA MEIRA AMORIM" "autor_nome_curto" => "GABRIELA AMORIM" "autor_email" => "gabbiamorim@gmail.com" "autor_ies" => "IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58327 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4707 "inscrito_id" => 11235 "titulo" => "A FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO SE FAZ PRESENTE NO COTIDIANO ESCOLAR E CARACTERIZA-SE ENQUANTO UM ALIADO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. ESTE RECURSO, ENQUANTO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA BUSCA INCORPORAR FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E OS AVANÇOS EDUCACIONAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS, BEM COMO OBJETIVA POTENCIALIZAR AS APRENDIZAGENS E POSSIBILITAR O RECONHECIMENTO DA REALIDADE DO ESTUDANTE NO QUE É DISPOSTO NO MATERIAL DISPONIBILIZADO. DIANTE DA IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO NOS AMBIENTES ESCOLARES E, PRINCIPALMENTE, PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, SE CARACTERIZANDO ENQUANTO PESQUISA DOCUMENTAL, E QUE SE PREOCUPA EM VERIFICAR QUAIS CONTEÚDOS DA FÍSICA MODERNA, DE ACORDO COM A EMENTA PROPOSTA NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFBA – CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE FISICA III, SÃO ABORDADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO E COMO ESTES CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS NAS OBRAS. QUATRO COLEÇÕES FORAM ANALISADAS: QUÍMICA CIDADÃ DE WILDSON SANTOS E GERSON MOL; QUÍMICA DE EDUARDO MORTIMER E ANDREA MACHADO; FÍSICA EM CONTEXTO DE ALEXANDER POGIBIN, MAURÍCIO PIETROCOLA, RENATA DE ANDRADE E TALITA RAQUEL ROMERO; E FÍSICA: CONTEXTO & APLICAÇÕES DE ANTÔNIO MÁXIMO, BEATRIZ ALVARENGA E CARLA GUIMARÃES. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM UMA ABORDAGEM SIMPLISTA E SUPERFICIAL DOS CONTEÚDOS, VISTO QUE ESTES DEMANDAM UM CONHECIMENTO TEÓRICO E MATEMÁTICO CONSOLIDADO, O QUE NÃO POSSIBILITA O APROFUNDAMENTO DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FÍSICA, QUÍMICA, LIVRO DIDÁTICO, CONTEÚDOS, CONTEÚDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID11235_26092019215804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA EUGENIA MEIRA AMORIM" "autor_nome_curto" => "GABRIELA AMORIM" "autor_email" => "gabbiamorim@gmail.com" "autor_ies" => "IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }