Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO FUNDAMENTAL II – RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NÚCLEO BIOLOGIA - UFRPE

Palavra-chaves: BIOMAS TERRESTRES BRASILEIRO, MODELO DIDÁTICO, PRESERVAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

BIOMAS PODE SER DEFINIDO COMO UM CONJUNTO DE ECOSSISTEMAS TERRESTRES COM VEGETAÇÃO TÍPICA E UM DETERMINADO CLIMA PREDOMINANTE CONSTITUÍDO DE UMA DIVERSIDADE BIOLÓGICA ÚNICA. SEGUNDO O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, O TERRITÓRIO BRASILEIRO ESTÁ DIVIDIDO EM SEIS BIOMAS: A MATA ATLÂNTICA, O CERRADO, A CAATINGA, O PANTANAL, A FLORESTA AMAZÔNICA E OS PAMPAS. AO ENSINAR AS CARACTERÍSTICAS DOS BIOMAS DO MUNDO OU ATÉ MESMO DOS BIOMAS BRASILEIROS, DEPARAMO-NOS COM UMA VARIEDADE DE INFORMAÇÕES QUE DEVEM SER TRABALHADAS DE FORMA A ESTIMULAR O ALUNO A PENSAR DE FORMA CRÍTICA E DE FORMA QUE ELE CONSIGA RELACIONAR O ASSUNTO COM O SEU COTIDIANO; COM O USO DE UM MODELO DIDÁTICO COMO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM PODE-SE OBTER UMA AULA LÚDICA DESPERTANDO A ATENÇÃO E A PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA DO ALUNO EM SALA DE AULA, PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. ESSE PROJETO FOI REALIZADO EM UMA TURMA DE 8° DO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO COMO TEMA ABORDADO: OS BIOMAS BRASILEIROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.