ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: ESTUDO DOS MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60398 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2187 "inscrito_id" => 8149 "titulo" => "ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: ESTUDO DOS MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO, A PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE MODELOS ATÔMICOS PARA ALUNOS SURDOS. QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DE TEMAS DO COTIDIANO QUE OS ALUNOS, PREVIAMENTE, RELACIONAM COM A PROPOSTA INVESTIGATIVA.VISANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, FOI APLICADA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O ASSUNTO DE MODELOS ATÔMICOS PARA A SÉRIE DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.PREVIAMENTE FOI ELABORADO UM MATERIAL DIDÁTICO E TEÓRICO, DIVIDIDO EM QUATRO MOMENTOS. COMEÇAMOS APRESENTANDO, AOS ALUNOS, SINAIS EM LIBRAS DE TERMOS ESPECÍFICOS DE QUÍMICA, EM SEGUIDA A AULA FOI MINISTRADA COM O AUXÍLIO DE SLIDES POIS OS SURDOS SÃO MUITO VISUAIS O QUE ACABA AJUDANDO NA COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS. JÁ O TERCEIRO MOMENTO FOI FEITO UMA DINÂMICA COM MASSINHAS DE MODELAR ONDE OS ALUNOS MONTAVAM OS MODELOS ATÔMICOS. E POR ÚLTIMO FOI UTILIZADO UM JOGO LÚDICO CHAMADO "TRILHA DO ÁTOMO". O EDUCADOR QUE ATENDE AO ALUNO SURDO NECESSITA TER EM MENTE QUE ESSES ALUNOS POSSUEM PARTICULARIDADES NA COMUNICAÇÃO FAZENDO O POSSÍVEL PARA APROXIMAR MUITAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA DO ESPACIAL, DO ELEMENTO VISUAL, POIS ATRAVÉS DESTAS JANELAS, A PESSOA NÃO OUVINTE DESENVOLVE SUA FALA, SUA COMUNICAÇÃO COM O MUNDO EXTERIOR. A PROPOSTA TEVE COMO FOCO O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO, E POSSUIU O PROPÓSITO DE AVERIGUAR QUÃO EFICIENTE SE MOSTRA O USO DE RECURSOS VISUAIS ALIADOS À EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM VISTAS NO ALUNO SURDO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, NOTAMOS QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM IMENSA VONTADE DE APRENDER E ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ENSINO, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID8149_15082019202155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DA COSTA LOPES" "autor_nome_curto" => "JULIANA COSTA" "autor_email" => "julianacosta277@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS-IFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60398 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2187 "inscrito_id" => 8149 "titulo" => "ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: ESTUDO DOS MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO, A PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE MODELOS ATÔMICOS PARA ALUNOS SURDOS. QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DE TEMAS DO COTIDIANO QUE OS ALUNOS, PREVIAMENTE, RELACIONAM COM A PROPOSTA INVESTIGATIVA.VISANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, FOI APLICADA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O ASSUNTO DE MODELOS ATÔMICOS PARA A SÉRIE DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.PREVIAMENTE FOI ELABORADO UM MATERIAL DIDÁTICO E TEÓRICO, DIVIDIDO EM QUATRO MOMENTOS. COMEÇAMOS APRESENTANDO, AOS ALUNOS, SINAIS EM LIBRAS DE TERMOS ESPECÍFICOS DE QUÍMICA, EM SEGUIDA A AULA FOI MINISTRADA COM O AUXÍLIO DE SLIDES POIS OS SURDOS SÃO MUITO VISUAIS O QUE ACABA AJUDANDO NA COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS. JÁ O TERCEIRO MOMENTO FOI FEITO UMA DINÂMICA COM MASSINHAS DE MODELAR ONDE OS ALUNOS MONTAVAM OS MODELOS ATÔMICOS. E POR ÚLTIMO FOI UTILIZADO UM JOGO LÚDICO CHAMADO "TRILHA DO ÁTOMO". O EDUCADOR QUE ATENDE AO ALUNO SURDO NECESSITA TER EM MENTE QUE ESSES ALUNOS POSSUEM PARTICULARIDADES NA COMUNICAÇÃO FAZENDO O POSSÍVEL PARA APROXIMAR MUITAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA DO ESPACIAL, DO ELEMENTO VISUAL, POIS ATRAVÉS DESTAS JANELAS, A PESSOA NÃO OUVINTE DESENVOLVE SUA FALA, SUA COMUNICAÇÃO COM O MUNDO EXTERIOR. A PROPOSTA TEVE COMO FOCO O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO, E POSSUIU O PROPÓSITO DE AVERIGUAR QUÃO EFICIENTE SE MOSTRA O USO DE RECURSOS VISUAIS ALIADOS À EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM VISTAS NO ALUNO SURDO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, NOTAMOS QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM IMENSA VONTADE DE APRENDER E ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ENSINO, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID8149_15082019202155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DA COSTA LOPES" "autor_nome_curto" => "JULIANA COSTA" "autor_email" => "julianacosta277@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS-IFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }