Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: ESTUDO DOS MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: DIDÁTICA, ENSINO, CIÊNCIAS Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60398
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2187
    "inscrito_id" => 8149
    "titulo" => "ESTRATÉGIA  DIDÁTICA  PARA ALUNOS SURDOS: ESTUDO DOS MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO, A PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE MODELOS ATÔMICOS PARA ALUNOS SURDOS. QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DE TEMAS DO COTIDIANO QUE OS ALUNOS, PREVIAMENTE, RELACIONAM COM A PROPOSTA INVESTIGATIVA.VISANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, FOI APLICADA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O ASSUNTO DE MODELOS ATÔMICOS PARA A SÉRIE DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.PREVIAMENTE FOI ELABORADO UM MATERIAL DIDÁTICO E TEÓRICO, DIVIDIDO EM QUATRO MOMENTOS. COMEÇAMOS APRESENTANDO, AOS ALUNOS, SINAIS EM LIBRAS DE TERMOS ESPECÍFICOS DE QUÍMICA, EM SEGUIDA A AULA FOI MINISTRADA COM O AUXÍLIO DE SLIDES POIS OS SURDOS SÃO MUITO VISUAIS O QUE ACABA AJUDANDO NA COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS. JÁ O TERCEIRO MOMENTO FOI FEITO UMA DINÂMICA COM MASSINHAS DE MODELAR ONDE OS ALUNOS MONTAVAM OS MODELOS ATÔMICOS. E POR ÚLTIMO FOI UTILIZADO UM JOGO LÚDICO CHAMADO "TRILHA DO ÁTOMO". O EDUCADOR QUE ATENDE AO ALUNO SURDO NECESSITA TER EM MENTE QUE ESSES ALUNOS POSSUEM PARTICULARIDADES NA COMUNICAÇÃO FAZENDO O POSSÍVEL PARA APROXIMAR MUITAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA DO ESPACIAL, DO ELEMENTO VISUAL, POIS ATRAVÉS DESTAS JANELAS, A PESSOA NÃO OUVINTE DESENVOLVE SUA FALA, SUA COMUNICAÇÃO COM O MUNDO EXTERIOR. A PROPOSTA  TEVE COMO FOCO O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO, E POSSUIU O PROPÓSITO DE AVERIGUAR QUÃO EFICIENTE SE MOSTRA O USO DE RECURSOS VISUAIS ALIADOS À EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM VISTAS NO ALUNO SURDO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, NOTAMOS QUE OS  ALUNOS DEMONSTRARAM  IMENSA VONTADE DE APRENDER E  ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ENSINO, CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID8149_15082019202155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA COSTA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA COSTA"
    "autor_email" => "julianacosta277@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS-IFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60398
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2187
    "inscrito_id" => 8149
    "titulo" => "ESTRATÉGIA  DIDÁTICA  PARA ALUNOS SURDOS: ESTUDO DOS MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO, A PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE MODELOS ATÔMICOS PARA ALUNOS SURDOS. QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DE TEMAS DO COTIDIANO QUE OS ALUNOS, PREVIAMENTE, RELACIONAM COM A PROPOSTA INVESTIGATIVA.VISANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, FOI APLICADA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O ASSUNTO DE MODELOS ATÔMICOS PARA A SÉRIE DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.PREVIAMENTE FOI ELABORADO UM MATERIAL DIDÁTICO E TEÓRICO, DIVIDIDO EM QUATRO MOMENTOS. COMEÇAMOS APRESENTANDO, AOS ALUNOS, SINAIS EM LIBRAS DE TERMOS ESPECÍFICOS DE QUÍMICA, EM SEGUIDA A AULA FOI MINISTRADA COM O AUXÍLIO DE SLIDES POIS OS SURDOS SÃO MUITO VISUAIS O QUE ACABA AJUDANDO NA COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS. JÁ O TERCEIRO MOMENTO FOI FEITO UMA DINÂMICA COM MASSINHAS DE MODELAR ONDE OS ALUNOS MONTAVAM OS MODELOS ATÔMICOS. E POR ÚLTIMO FOI UTILIZADO UM JOGO LÚDICO CHAMADO "TRILHA DO ÁTOMO". O EDUCADOR QUE ATENDE AO ALUNO SURDO NECESSITA TER EM MENTE QUE ESSES ALUNOS POSSUEM PARTICULARIDADES NA COMUNICAÇÃO FAZENDO O POSSÍVEL PARA APROXIMAR MUITAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA DO ESPACIAL, DO ELEMENTO VISUAL, POIS ATRAVÉS DESTAS JANELAS, A PESSOA NÃO OUVINTE DESENVOLVE SUA FALA, SUA COMUNICAÇÃO COM O MUNDO EXTERIOR. A PROPOSTA  TEVE COMO FOCO O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO, E POSSUIU O PROPÓSITO DE AVERIGUAR QUÃO EFICIENTE SE MOSTRA O USO DE RECURSOS VISUAIS ALIADOS À EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM VISTAS NO ALUNO SURDO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, NOTAMOS QUE OS  ALUNOS DEMONSTRARAM  IMENSA VONTADE DE APRENDER E  ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ENSINO, CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID8149_15082019202155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA COSTA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA COSTA"
    "autor_email" => "julianacosta277@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS-IFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO, A PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA SOBRE MODELOS ATÔMICOS PARA ALUNOS SURDOS. QUE ENVOLVE A INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DE TEMAS DO COTIDIANO QUE OS ALUNOS, PREVIAMENTE, RELACIONAM COM A PROPOSTA INVESTIGATIVA.VISANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, FOI APLICADA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O ASSUNTO DE MODELOS ATÔMICOS PARA A SÉRIE DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.PREVIAMENTE FOI ELABORADO UM MATERIAL DIDÁTICO E TEÓRICO, DIVIDIDO EM QUATRO MOMENTOS. COMEÇAMOS APRESENTANDO, AOS ALUNOS, SINAIS EM LIBRAS DE TERMOS ESPECÍFICOS DE QUÍMICA, EM SEGUIDA A AULA FOI MINISTRADA COM O AUXÍLIO DE SLIDES POIS OS SURDOS SÃO MUITO VISUAIS O QUE ACABA AJUDANDO NA COMPREENSÃO DOS ASSUNTOS. JÁ O TERCEIRO MOMENTO FOI FEITO UMA DINÂMICA COM MASSINHAS DE MODELAR ONDE OS ALUNOS MONTAVAM OS MODELOS ATÔMICOS. E POR ÚLTIMO FOI UTILIZADO UM JOGO LÚDICO CHAMADO "TRILHA DO ÁTOMO". O EDUCADOR QUE ATENDE AO ALUNO SURDO NECESSITA TER EM MENTE QUE ESSES ALUNOS POSSUEM PARTICULARIDADES NA COMUNICAÇÃO FAZENDO O POSSÍVEL PARA APROXIMAR MUITAS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA DO ESPACIAL, DO ELEMENTO VISUAL, POIS ATRAVÉS DESTAS JANELAS, A PESSOA NÃO OUVINTE DESENVOLVE SUA FALA, SUA COMUNICAÇÃO COM O MUNDO EXTERIOR. A PROPOSTA TEVE COMO FOCO O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO, E POSSUIU O PROPÓSITO DE AVERIGUAR QUÃO EFICIENTE SE MOSTRA O USO DE RECURSOS VISUAIS ALIADOS À EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM VISTAS NO ALUNO SURDO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, NOTAMOS QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM IMENSA VONTADE DE APRENDER E ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.