Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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O ENSINO DE FÍSICA POR PROFESSORES NÃO LICENCIADOS EM FÍSICA: DESAFIOS E OBSTÁCULOS METODOLÓGICOS.

Palavra-chaves: CURRÍCULO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E RELACIONAR OS POSSÍVEIS PROBLEMAS QUE O ENSINO DE FÍSICA PODE APRESENTAR QUANDO NÃO LECIONADO POR UM PROFISSIONAL LICENCIADO NA ÁREA. OBJETIVOU TAMBÉM ANALISAR, POR MEIO DE SUAS NARRATIVAS E REFLEXÕES, OS DOCENTES QUE LECIONAM A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITAUEIRA, PIAUÍ. PARA A ORGANIZAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS APLICAMOS SEIS ENTREVISTAS NÃO ESTRUTURADAS FACE A FACE COM OS SUJEITOS, COM OBJETIVO DE INCENTIVAR UM DIÁLOGO REFLEXIVO COM SEIS DOCENTES QUE LECIONAM EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE ITAUEIRA, PIAUÍ. DIANTE DISSO, OBSERVAMOS QUE ESTAS DIFICULDADES SURGEM POR VÁRIOS MOTIVOS, COMO POR EXEMPLO: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, POIS POR SEREM DE OUTRAS ÁREAS, GERALMENTE, NÃO DOMINAM OS CONTEÚDOS DE FÍSICA COMO OS LICENCIADOS NA ÁREA, A RELAÇÃO DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DOS DOCENTES AOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MINISTRADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA DISCIPLINA, DENTRE OUTROS QUESTIONAMENTOS DISCUTIDOS NO PRESENTE ESTUDO.

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