MELO, Maria Jaciara Gonçalves De. Física e música: o uso de paródias no ensino de física. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60527>. Acesso em: 23/12/2024 08:16
RESUMO A MÚSICA ESTÁ PRESENTE NO NOSSO COTIDIANO, EM DIFERENTES ESTILOS E RITMOS, ELA TRAZ DESCONTRAÇÃO, TEM CARÁTER LÚDICO, ESTIMULA A CONCENTRAÇÃO E PODE SER TRABALHADA EM SALA DE AULA COMO MEIO DE POPULARIZAR O ENSINO E DINAMIZAR A AULA. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO USO DE PARÓDIAS NO ENSINO DE FÍSICA COMO ATO DE PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE E APROXIMAR A CULTURA E A FÍSICA. A PESQUISA É DE CARÁTER DESCRITIVA E QUALITATIVA, TENDO COMO PROPOSTA ANALISAR OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS ELABORADAS COM ALUNOS DE FÍSICA DA ESCOLA PEDRO TARGINO DA COSTA MOREIRA, NA CIDADE DE CACIMBA DE DENTRO PB, VERIFICANDO O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PARÓDIAS E ENSINO DE FÍSICA. OS RESULTADOS OBTIDOS NOS CONSTATAM QUE A UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS ATRAVÉS DAS PARÓDIAS É UM MÉTODO QUE DESPERTA A CURIOSIDADE DOS ALUNOS E PODE MELHORAR O ENSINO DE FÍSICA, UMA VEZ QUE OS ALUNOS APRENDEM DE FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA.