O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA APÓS A APLICAÇÃO DE UMA AULA PRÁTICA RELACIONADA AO CONTEÚDO “DENSIDADE” E “POLARIDADE” APLICADA A UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA. PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS DISCENTES FOI REALIZADA UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE O ASSUNTO. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI RESSALTAR COMO A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS, DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO EM SALA DE AULA PODE FACILITAR, ESTIMULAR E ATRAIR O APRENDIZADO DOS ALUNOS EM ATIVIDADES NAS QUAIS ENVOLVEM OS CONTEÚDOS DA QUÍMICA, DE FORMA DIFERENCIADA, DINÂMICA E PRAZEROSA. SABENDO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM MUITAS ESCOLAS QUE NÃO POSSUEM ESTRUTURAS ADEQUADAS COMO LABORATÓRIOS, VIDRARIAS E REAGENTES, PARA UMA AULA PRÁTICA, FOI DECIDO OPTAR POR MATERIAIS ALTERNATIVOS. APÓS MINISTRAR E APLICAR O EXPERIMENTO FORAM RESPONDIDAS VÁRIAS PERGUNTAS FEITAS PELOS ALUNOS RELACIONADAS AO CONTEXTO ABORDADO E À MEDIDA QUE A AULA SEGUIA NOTOU-SE O QUANTO AQUELA METODOLOGIA DESPERTA A CURIOSIDADE DOS DISCENTES E O QUANTO AQUELE MODELO DE AULA ESTIMULA O APRENDIZADO. REAFIRMANDO QUE TEORIA E PRÁTICA PODEM E DEVEM SER OFERECIDAS AOS ALUNOS, POR OFERECER UMA FORMA DE APRENDIZADO MAIS EFICAZ E DAR UM NOVO SENTIDO AOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE TANTO A SOCIEDADE QUANTO A EDUCAÇÃO SEMPRE ESTÃO EM CONSTANTE MUDANÇA.