A EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58312 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4942 "inscrito_id" => 3835 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA APÓS A APLICAÇÃO DE UMA AULA PRÁTICA RELACIONADA AO CONTEÚDO “DENSIDADE” E “POLARIDADE” APLICADA A UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA. PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS DISCENTES FOI REALIZADA UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE O ASSUNTO. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI RESSALTAR COMO A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS, DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO EM SALA DE AULA PODE FACILITAR, ESTIMULAR E ATRAIR O APRENDIZADO DOS ALUNOS EM ATIVIDADES NAS QUAIS ENVOLVEM OS CONTEÚDOS DA QUÍMICA, DE FORMA DIFERENCIADA, DINÂMICA E PRAZEROSA. SABENDO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM MUITAS ESCOLAS QUE NÃO POSSUEM ESTRUTURAS ADEQUADAS COMO LABORATÓRIOS, VIDRARIAS E REAGENTES, PARA UMA AULA PRÁTICA, FOI DECIDO OPTAR POR MATERIAIS ALTERNATIVOS. APÓS MINISTRAR E APLICAR O EXPERIMENTO FORAM RESPONDIDAS VÁRIAS PERGUNTAS FEITAS PELOS ALUNOS RELACIONADAS AO CONTEXTO ABORDADO E À MEDIDA QUE A AULA SEGUIA NOTOU-SE O QUANTO AQUELA METODOLOGIA DESPERTA A CURIOSIDADE DOS DISCENTES E O QUANTO AQUELE MODELO DE AULA ESTIMULA O APRENDIZADO. REAFIRMANDO QUE TEORIA E PRÁTICA PODEM E DEVEM SER OFERECIDAS AOS ALUNOS, POR OFERECER UMA FORMA DE APRENDIZADO MAIS EFICAZ E DAR UM NOVO SENTIDO AOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE TANTO A SOCIEDADE QUANTO A EDUCAÇÃO SEMPRE ESTÃO EM CONSTANTE MUDANÇA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, LÚDICO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3835_28092019003220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE VIEIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ALINE VIEIRA" "autor_email" => "bezerraaline1@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB-INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58312 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4942 "inscrito_id" => 3835 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA APÓS A APLICAÇÃO DE UMA AULA PRÁTICA RELACIONADA AO CONTEÚDO “DENSIDADE” E “POLARIDADE” APLICADA A UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA. PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS DISCENTES FOI REALIZADA UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE O ASSUNTO. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI RESSALTAR COMO A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS, DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO EM SALA DE AULA PODE FACILITAR, ESTIMULAR E ATRAIR O APRENDIZADO DOS ALUNOS EM ATIVIDADES NAS QUAIS ENVOLVEM OS CONTEÚDOS DA QUÍMICA, DE FORMA DIFERENCIADA, DINÂMICA E PRAZEROSA. SABENDO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM MUITAS ESCOLAS QUE NÃO POSSUEM ESTRUTURAS ADEQUADAS COMO LABORATÓRIOS, VIDRARIAS E REAGENTES, PARA UMA AULA PRÁTICA, FOI DECIDO OPTAR POR MATERIAIS ALTERNATIVOS. APÓS MINISTRAR E APLICAR O EXPERIMENTO FORAM RESPONDIDAS VÁRIAS PERGUNTAS FEITAS PELOS ALUNOS RELACIONADAS AO CONTEXTO ABORDADO E À MEDIDA QUE A AULA SEGUIA NOTOU-SE O QUANTO AQUELA METODOLOGIA DESPERTA A CURIOSIDADE DOS DISCENTES E O QUANTO AQUELE MODELO DE AULA ESTIMULA O APRENDIZADO. REAFIRMANDO QUE TEORIA E PRÁTICA PODEM E DEVEM SER OFERECIDAS AOS ALUNOS, POR OFERECER UMA FORMA DE APRENDIZADO MAIS EFICAZ E DAR UM NOVO SENTIDO AOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE TANTO A SOCIEDADE QUANTO A EDUCAÇÃO SEMPRE ESTÃO EM CONSTANTE MUDANÇA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, LÚDICO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3835_28092019003220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE VIEIRA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ALINE VIEIRA" "autor_email" => "bezerraaline1@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB-INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }