NO QUE DIZ RESPEITO À PRÁTICA EDUCACIONAL, É IMPORTANTE OLHARMOS PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO ALIADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE ARTIGO DESCREVE A UTILIZAÇÃO DA VIDEOAULA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E CONTEXTUALIZA SUA IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA DE UMA PESQUISA REALIZADA COM A APLICAÇÃO DE UMA VIDEOAULA EM AULAS DE BIOLOGIA DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ OLAVO DO VALE COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. O OBJETIVO GERAL É DEMONSTRAR QUE A VIDEOAULA PODE SER UTILIZADA COMO UMA TECNOLOGIA E FERRAMENTA METODOLÓGICA. A EXPERIÊNCIA MOSTROU-SE SIGNIFICATIVA E POSITIVA NO SENTIDO DE RESSALTAR MÍDIAS EDUCACIONAIS COMO METODOLOGIA PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO. CONCLUÍMOS QUE A VIDEOAULA É UM RECURSO RELEVANTE PARA O DESEMPENHO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.