Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AUTORIDADE DO PROFESSOR E A INDSICIPLINA DO ALUNO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PÚBLICA.

Palavra-chaves: : INDISCIPLINA, AUTORIDADE, DISCIPLINA, PROFESSOR, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE TRABALHO É UM RECORTE DA DISSERTAÇÃO QUE TEM COMO TEMA: AS RELAÇÕES EXISTENTES NA ESCOLA PÚBLICA: “A AUTORIDADE DO PROFESSOR VERSUS A INDISCIPLINA DO ALUNO”. DESSE MODO, ABORDA-SE UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO DECORRER DO INÍCIO DE SUA COLONIZAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS. APRESENTAMOS NA INTRODUÇÃO AUTORES QUE ELENCAM PONTOS DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL, DA PRÁTICA DO PROFESSOR, DA CONCEPÇÃO DE ALUNO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ABRINDO ASSIM UM PEQUENO PANORAMA NA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE. NESSE SENTIDO, REFLETE-SE SOBRE A INDISCIPLINA E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO NO DECORRER DA HISTÓRIA, ESTABELECENDO PARALELOS ENTRE A INDISCIPLINA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELOS PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DA MESMA NO AMBIENTE ESCOLAR NO BRASIL. LOGO, PROCUROU-SE AS RELAÇÕES ENTRE A INDISCIPLINA E A AUTORIDADE DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. NO DECORRER DESTE ARTIGO, É REALIZADO UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL, NESSA INSTITUIÇÃO BUSCOU APREENDER A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO SOBRE A INDISCIPLINA E SE ESSE FENÔMENO OCORRIA NA ESCOLA CAMPO EMPÍRICO, BEM COMO, OS POSICIONAMENTOS ADOTADOS PELA EQUIPE DA GESTÃO ESCOLAR DIANTE DOS FATOS ENCONTRADOS. ESSE ARTIGO PROCURA ASSIM SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR, E TAMBÉM CONTRIBUIR COM ALGUMAS RECOMENDAÇÕES QUE PODEM AUXILIAR CASOS QUE ENVOLVAM A INDISCIPLINA, A AUTORIDADE, A DISCIPLINA DENTRO DA ESCOLA E ATÉ A PROMOÇÃO DA ALTERIDADE COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO ENTENDIMENTO DAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A INDISCIPLINA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA.

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