Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA IMAGÉTICA: O USO DO INFOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: INFOGRÁFICOS, GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM, HIPERTEXTOS, HIPERTEXTOS Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60937 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4502 "inscrito_id" => 4227 "titulo" => "LEITURA IMAGÉTICA: O USO DO INFOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM" "resumo" => "O TRABALHO FOI REALIZADO NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, NUMA ESCOLA MUNICIPAL, DE ENSINO FUNDAMENTAL II, TENDO COMO PRINCÍPIO BÁSICO, A UTILIZAÇÃO DOS INFOGRÁFICOS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PESQUISA SEGUIU UM CARÁTER EXPLORATÓRIO, ANÁLISE DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DE GIL (2002); MARCONI E LAKATOS (2003), OBSERVANDO A LEITURA E PRODUÇÃO DOS INFOGRÁFICOS. NO INTUITO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DA LEITURA IMAGÉTICA, CONSIDERAMOS PERTINENTE CONHECER O PAPEL DO INFOGRÁFICO PARA NOSSA SOCIEDADE, QUE SURGIRAM COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. CONFORME KENSKI (2012), “A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NÃO SE RESTRINGE APENAS AOS NOVOS USOS DE DETERMINADOS EQUIPAMENTOS E PRODUTOS. ELA ALTERA COMPORTAMENTOS”. ESSAS MUDANÇAS EXIGE TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA SE READEQUAR AS FORMAS DE LEITURA DA SOCIEDADE DIGITAL, QUE ASSOCIA IMAGENS A EXPRESSÕES VERBAIS, SE MISTURANDO A ÍCONES E SONS, PARA ISSO VALÉRIA (2016, P.17) DECLARA QUE “O DESAFIO QUE PRECISAMOS ENFRENTAR É O DE INCORPORAR AO ENSINO DA LEITURA TANTOS OS TEXTOS DE DIFERENTES MÍDIAS (JORNAIS IMPRESSOS E DIGITAIS, FORMULÁRIOS ONLINE, VÍDEOS, MÚSICAS, SITES, BLOGS E TANTOS OUTROS) QUANTO FORMAS DE LIDAR COM ELES”. CONSTATAMOS A POTENCIALIDADE NO USO DO INFOGRÁFICO PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POR SER UMA LINGUAGEM LÚDICA E COM MENOS TEXTO VERBAL. MAS SABEMOS DO DESAFIO QUE É INCORPORAR O USO DO HIPERTEXTO DE FORMA DIDÁTICA, PELO FATO DE SER POUCO USADO PELOS PROFESSORES E POR CAUSA DAS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS APRESENTAM EM INTERPRETAR TEXTOS VERBAIS.O TRABALHO FOI REALIZADO NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, NUMA ESCOLA MUNICIPAL, DE ENSINO FUNDAMENTAL II, TENDO COMO PRINCÍPIO BÁSICO, A UTILIZA" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INFOGRÁFICOS, GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM, HIPERTEXTOS, HIPERTEXTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID4227_26092019181841.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAÚJO" "autor_email" => "alyssonleonezaraujo@bol.c" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ - ESCOLA PROFESSOR MANOEL ASSIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60937 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4502 "inscrito_id" => 4227 "titulo" => "LEITURA IMAGÉTICA: O USO DO INFOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM" "resumo" => "O TRABALHO FOI REALIZADO NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, NUMA ESCOLA MUNICIPAL, DE ENSINO FUNDAMENTAL II, TENDO COMO PRINCÍPIO BÁSICO, A UTILIZAÇÃO DOS INFOGRÁFICOS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PESQUISA SEGUIU UM CARÁTER EXPLORATÓRIO, ANÁLISE DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DE GIL (2002); MARCONI E LAKATOS (2003), OBSERVANDO A LEITURA E PRODUÇÃO DOS INFOGRÁFICOS. NO INTUITO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DA LEITURA IMAGÉTICA, CONSIDERAMOS PERTINENTE CONHECER O PAPEL DO INFOGRÁFICO PARA NOSSA SOCIEDADE, QUE SURGIRAM COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. CONFORME KENSKI (2012), “A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NÃO SE RESTRINGE APENAS AOS NOVOS USOS DE DETERMINADOS EQUIPAMENTOS E PRODUTOS. ELA ALTERA COMPORTAMENTOS”. ESSAS MUDANÇAS EXIGE TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA SE READEQUAR AS FORMAS DE LEITURA DA SOCIEDADE DIGITAL, QUE ASSOCIA IMAGENS A EXPRESSÕES VERBAIS, SE MISTURANDO A ÍCONES E SONS, PARA ISSO VALÉRIA (2016, P.17) DECLARA QUE “O DESAFIO QUE PRECISAMOS ENFRENTAR É O DE INCORPORAR AO ENSINO DA LEITURA TANTOS OS TEXTOS DE DIFERENTES MÍDIAS (JORNAIS IMPRESSOS E DIGITAIS, FORMULÁRIOS ONLINE, VÍDEOS, MÚSICAS, SITES, BLOGS E TANTOS OUTROS) QUANTO FORMAS DE LIDAR COM ELES”. CONSTATAMOS A POTENCIALIDADE NO USO DO INFOGRÁFICO PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POR SER UMA LINGUAGEM LÚDICA E COM MENOS TEXTO VERBAL. MAS SABEMOS DO DESAFIO QUE É INCORPORAR O USO DO HIPERTEXTO DE FORMA DIDÁTICA, PELO FATO DE SER POUCO USADO PELOS PROFESSORES E POR CAUSA DAS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS APRESENTAM EM INTERPRETAR TEXTOS VERBAIS.O TRABALHO FOI REALIZADO NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, NUMA ESCOLA MUNICIPAL, DE ENSINO FUNDAMENTAL II, TENDO COMO PRINCÍPIO BÁSICO, A UTILIZA" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INFOGRÁFICOS, GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM, HIPERTEXTOS, HIPERTEXTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID4227_26092019181841.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAÚJO" "autor_email" => "alyssonleonezaraujo@bol.c" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ - ESCOLA PROFESSOR MANOEL ASSIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO FOI REALIZADO NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, NUMA ESCOLA MUNICIPAL, DE ENSINO FUNDAMENTAL II, TENDO COMO PRINCÍPIO BÁSICO, A UTILIZAÇÃO DOS INFOGRÁFICOS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PESQUISA SEGUIU UM CARÁTER EXPLORATÓRIO, ANÁLISE DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DE GIL (2002); MARCONI E LAKATOS (2003), OBSERVANDO A LEITURA E PRODUÇÃO DOS INFOGRÁFICOS. NO INTUITO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DA LEITURA IMAGÉTICA, CONSIDERAMOS PERTINENTE CONHECER O PAPEL DO INFOGRÁFICO PARA NOSSA SOCIEDADE, QUE SURGIRAM COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. CONFORME KENSKI (2012), “A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NÃO SE RESTRINGE APENAS AOS NOVOS USOS DE DETERMINADOS EQUIPAMENTOS E PRODUTOS. ELA ALTERA COMPORTAMENTOS”. ESSAS MUDANÇAS EXIGE TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA SE READEQUAR AS FORMAS DE LEITURA DA SOCIEDADE DIGITAL, QUE ASSOCIA IMAGENS A EXPRESSÕES VERBAIS, SE MISTURANDO A ÍCONES E SONS, PARA ISSO VALÉRIA (2016, P.17) DECLARA QUE “O DESAFIO QUE PRECISAMOS ENFRENTAR É O DE INCORPORAR AO ENSINO DA LEITURA TANTOS OS TEXTOS DE DIFERENTES MÍDIAS (JORNAIS IMPRESSOS E DIGITAIS, FORMULÁRIOS ONLINE, VÍDEOS, MÚSICAS, SITES, BLOGS E TANTOS OUTROS) QUANTO FORMAS DE LIDAR COM ELES”. CONSTATAMOS A POTENCIALIDADE NO USO DO INFOGRÁFICO PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POR SER UMA LINGUAGEM LÚDICA E COM MENOS TEXTO VERBAL. MAS SABEMOS DO DESAFIO QUE É INCORPORAR O USO DO HIPERTEXTO DE FORMA DIDÁTICA, PELO FATO DE SER POUCO USADO PELOS PROFESSORES E POR CAUSA DAS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS APRESENTAM EM INTERPRETAR TEXTOS VERBAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.