LEITURA IMAGÉTICA: O USO DO INFOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60937 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4502 "inscrito_id" => 4227 "titulo" => "LEITURA IMAGÉTICA: O USO DO INFOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM" "resumo" => "O TRABALHO FOI REALIZADO NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, NUMA ESCOLA MUNICIPAL, DE ENSINO FUNDAMENTAL II, TENDO COMO PRINCÍPIO BÁSICO, A UTILIZAÇÃO DOS INFOGRÁFICOS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PESQUISA SEGUIU UM CARÁTER EXPLORATÓRIO, ANÁLISE DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DE GIL (2002); MARCONI E LAKATOS (2003), OBSERVANDO A LEITURA E PRODUÇÃO DOS INFOGRÁFICOS. NO INTUITO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DA LEITURA IMAGÉTICA, CONSIDERAMOS PERTINENTE CONHECER O PAPEL DO INFOGRÁFICO PARA NOSSA SOCIEDADE, QUE SURGIRAM COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. CONFORME KENSKI (2012), “A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NÃO SE RESTRINGE APENAS AOS NOVOS USOS DE DETERMINADOS EQUIPAMENTOS E PRODUTOS. ELA ALTERA COMPORTAMENTOS”. ESSAS MUDANÇAS EXIGE TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA SE READEQUAR AS FORMAS DE LEITURA DA SOCIEDADE DIGITAL, QUE ASSOCIA IMAGENS A EXPRESSÕES VERBAIS, SE MISTURANDO A ÍCONES E SONS, PARA ISSO VALÉRIA (2016, P.17) DECLARA QUE “O DESAFIO QUE PRECISAMOS ENFRENTAR É O DE INCORPORAR AO ENSINO DA LEITURA TANTOS OS TEXTOS DE DIFERENTES MÍDIAS (JORNAIS IMPRESSOS E DIGITAIS, FORMULÁRIOS ONLINE, VÍDEOS, MÚSICAS, SITES, BLOGS E TANTOS OUTROS) QUANTO FORMAS DE LIDAR COM ELES”. CONSTATAMOS A POTENCIALIDADE NO USO DO INFOGRÁFICO PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POR SER UMA LINGUAGEM LÚDICA E COM MENOS TEXTO VERBAL. MAS SABEMOS DO DESAFIO QUE É INCORPORAR O USO DO HIPERTEXTO DE FORMA DIDÁTICA, PELO FATO DE SER POUCO USADO PELOS PROFESSORES E POR CAUSA DAS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS APRESENTAM EM INTERPRETAR TEXTOS VERBAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INFOGRÁFICOS, GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM, HIPERTEXTOS, HIPERTEXTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID4227_26092019181841.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAÚJO" "autor_email" => "alyssonleonezaraujo@bol.c" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ - ESCOLA PROFESSOR MANOEL ASSIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60937 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4502 "inscrito_id" => 4227 "titulo" => "LEITURA IMAGÉTICA: O USO DO INFOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM" "resumo" => "O TRABALHO FOI REALIZADO NA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, NUMA ESCOLA MUNICIPAL, DE ENSINO FUNDAMENTAL II, TENDO COMO PRINCÍPIO BÁSICO, A UTILIZAÇÃO DOS INFOGRÁFICOS PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PESQUISA SEGUIU UM CARÁTER EXPLORATÓRIO, ANÁLISE DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DE GIL (2002); MARCONI E LAKATOS (2003), OBSERVANDO A LEITURA E PRODUÇÃO DOS INFOGRÁFICOS. NO INTUITO DE ANALISAR A INFLUÊNCIA DA LEITURA IMAGÉTICA, CONSIDERAMOS PERTINENTE CONHECER O PAPEL DO INFOGRÁFICO PARA NOSSA SOCIEDADE, QUE SURGIRAM COM AS NOVAS TECNOLOGIAS. CONFORME KENSKI (2012), “A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NÃO SE RESTRINGE APENAS AOS NOVOS USOS DE DETERMINADOS EQUIPAMENTOS E PRODUTOS. ELA ALTERA COMPORTAMENTOS”. ESSAS MUDANÇAS EXIGE TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO PARA SE READEQUAR AS FORMAS DE LEITURA DA SOCIEDADE DIGITAL, QUE ASSOCIA IMAGENS A EXPRESSÕES VERBAIS, SE MISTURANDO A ÍCONES E SONS, PARA ISSO VALÉRIA (2016, P.17) DECLARA QUE “O DESAFIO QUE PRECISAMOS ENFRENTAR É O DE INCORPORAR AO ENSINO DA LEITURA TANTOS OS TEXTOS DE DIFERENTES MÍDIAS (JORNAIS IMPRESSOS E DIGITAIS, FORMULÁRIOS ONLINE, VÍDEOS, MÚSICAS, SITES, BLOGS E TANTOS OUTROS) QUANTO FORMAS DE LIDAR COM ELES”. CONSTATAMOS A POTENCIALIDADE NO USO DO INFOGRÁFICO PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POR SER UMA LINGUAGEM LÚDICA E COM MENOS TEXTO VERBAL. MAS SABEMOS DO DESAFIO QUE É INCORPORAR O USO DO HIPERTEXTO DE FORMA DIDÁTICA, PELO FATO DE SER POUCO USADO PELOS PROFESSORES E POR CAUSA DAS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS APRESENTAM EM INTERPRETAR TEXTOS VERBAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INFOGRÁFICOS, GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM, HIPERTEXTOS, HIPERTEXTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID4227_26092019181841.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAÚJO" "autor_email" => "alyssonleonezaraujo@bol.c" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ - ESCOLA PROFESSOR MANOEL ASSIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }