A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA APRESENTADA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA É MARCADA PELA NECESSIDADE EDUCACIONAL DE CADA GRUPO ÉTNICO. A ESCOLA DO RIO UAICURAPÁ PERTENCE AO POVO SATERÉ-MAWÉ ONDE O COORDENADOR PEDAGÓGICO TEM O PAPEL DE MEDIAR AS INFORMAÇÕES CULTURAIS ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO NÃO INDÍGENA E A ESPECIFICIDADE DO SEU GRUPO NO PROCESSO EDUCACIONAL. OBJETIVOU-SE EM REFLETIR O COTIDIANO E O DESAFIO ENFRENTADO PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO INDÍGENA DIANTE SUA FUNÇÃO DE COORDENAR CINCO ESCOLAS DA COMUNIDADE SATERÉ-MAWÉ NO RIO UAICURAPA, NO BAIXO AMAZONAS. TENDO COMO FOCO, A ESTRATÉGIA DE TRABALHO E PLANEJAMENTO ESCOLAR SOB OS PILARES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS EXPOSTOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, FOI FUNDAMENTAL PARA A COMPREENSÃO DO UNIVERSO, NO QUAL, A COORDENADORA ESTÁ INSERIDA. CONTUDO, CONHECER AS DIFICULDADES DA COORDENADORA EM REALIZAR SEU TRABALHO NOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA PENSAR NUMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA OS POVOS INDÍGENAS.