ENSINO LÚDICO DA TABELA PERIÓDICA NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E CIÊNCIAS COM O JOGO “TABELA MINADA”
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60290 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2749 "inscrito_id" => 4664 "titulo" => "ENSINO LÚDICO DA TABELA PERIÓDICA NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E CIÊNCIAS COM O JOGO “TABELA MINADA”" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS ATUALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL É BASEADA NA ESTRATÉGIA DE ENSINO TRADICIONAL, NA QUAL O ALUNO É CONSIDERADO COMO UM MERO RECEPTOR DE CONHECIMENTO E DEVE MEMORIZAR OS CONCEITOS DAS DIVERSAS MATÉRIAS MINISTRADAS NA ESCOLA. NO ENSINO DE QUÍMICA, DEVIDO A SUA ABSTRAÇÃO A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR PARTE DO ALUNO SE TORNA DIFÍCIL, POIS NÃO HÁ APLICABILIDADE PARA ESTES CONCEITOS. PORTANTO, VISANDO MUDAR E MELHORAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MUITOS PESQUISADORES ESTÃO BUSCANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA QUE O AS AULAS SE TORNEM MAIS DINÂMICAS E QUE OS ALUNOS FAÇAM A APLICAÇÃO DAQUELE CONHECIMENTO EM SITUAÇÕES DO SEU DIA-A-DIA, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O ENSINO LÚDICO TEM SIDO ACRESCIDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA QUE OS CONTEÚDOS SE TORNEM MAIS ATRATIVOS E PRAZEROSOS PARA OS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UM JOGO EDUCATIVO COM A FINALIDADE DE DINAMIZAR O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OU QUÍMICA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO EM 2 NÍVEIS, COM VARIAÇÃO NA DIFICULDADE DAS PERGUNTAS, SENDO ASSIM, O NÍVEL 1 PODE SER UTILIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O NÍVEL 2 PODE SER APLICADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. O NÍVEL 1 CONTÉM 19 FRASES REFERENTES A ELEMENTOS PREVIAMENTE SELECIONADOS. NO NÍVEL 2 É COMPOSTO POR 14 PERGUNTAS COMPLEXAS QUE ENVOLVEM SAÚDE, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4664_27082019215000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNE DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNE SILVA" "autor_email" => "giovanne.costa.silva@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60290 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2749 "inscrito_id" => 4664 "titulo" => "ENSINO LÚDICO DA TABELA PERIÓDICA NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E CIÊNCIAS COM O JOGO “TABELA MINADA”" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS ATUALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL É BASEADA NA ESTRATÉGIA DE ENSINO TRADICIONAL, NA QUAL O ALUNO É CONSIDERADO COMO UM MERO RECEPTOR DE CONHECIMENTO E DEVE MEMORIZAR OS CONCEITOS DAS DIVERSAS MATÉRIAS MINISTRADAS NA ESCOLA. NO ENSINO DE QUÍMICA, DEVIDO A SUA ABSTRAÇÃO A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR PARTE DO ALUNO SE TORNA DIFÍCIL, POIS NÃO HÁ APLICABILIDADE PARA ESTES CONCEITOS. PORTANTO, VISANDO MUDAR E MELHORAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MUITOS PESQUISADORES ESTÃO BUSCANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA QUE O AS AULAS SE TORNEM MAIS DINÂMICAS E QUE OS ALUNOS FAÇAM A APLICAÇÃO DAQUELE CONHECIMENTO EM SITUAÇÕES DO SEU DIA-A-DIA, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O ENSINO LÚDICO TEM SIDO ACRESCIDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA QUE OS CONTEÚDOS SE TORNEM MAIS ATRATIVOS E PRAZEROSOS PARA OS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UM JOGO EDUCATIVO COM A FINALIDADE DE DINAMIZAR O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OU QUÍMICA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO EM 2 NÍVEIS, COM VARIAÇÃO NA DIFICULDADE DAS PERGUNTAS, SENDO ASSIM, O NÍVEL 1 PODE SER UTILIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O NÍVEL 2 PODE SER APLICADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. O NÍVEL 1 CONTÉM 19 FRASES REFERENTES A ELEMENTOS PREVIAMENTE SELECIONADOS. NO NÍVEL 2 É COMPOSTO POR 14 PERGUNTAS COMPLEXAS QUE ENVOLVEM SAÚDE, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4664_27082019215000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNE DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "GIOVANNE SILVA" "autor_email" => "giovanne.costa.silva@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }