Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO – JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, QUÍMICA, ENSINO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62964
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5189
    "inscrito_id" => 6997
    "titulo" => """
      UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO – JOGOS DE\r\n
      PERGUNTAS E RESPOSTAS
      """
    "resumo" => "OS JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS FORAM DESENVOLVIDOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, PARCEIRA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, SITUADA NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE. O JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS É ENTENDIDO COMO UM MÉTODO INICIAL PARA A AVALIAÇÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS NO INÍCIO DO ENSINO MÉDIO, NOS QUAIS PODEM SER INTERPRETADOS DE FORMA DINÂMICA. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI PROMOVER ATIVIDADES QUE POSSIBILITASSEM AOS ESTUDANTES UM ENSINO DIFERENCIADO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA. FORAM APLICADOS DOIS JOGOS DIDÁTICOS, O DADO E A ROLETA DIVERTIDA, PARA ALUNOS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. O DADO POSSUI EM SEUS LADOS OS SEIS PRIMEIROS ELEMENTOS DA FAMÍLIA 1A DA TABELA PERIÓDICA, O HIDROGÊNIO (H), LÍTIO (LI), SÓDIO (NA), POTÁSSIO (K), RUBÍDIO (RB) E CÉSIO (CS), CADA ELEMENTO REPRESENTANDO DETERMINADA PERGUNTA. A ROLETA DIVERTIDA APRESENTA EM SUA DIVISÃO OITO CORES DISTINTAS, CADA COR EQUIVALE A UMA PERGUNTA, VERSANDO SOBRE FILÓSOFOS E A TABELA PERIÓDICA PROPRIAMENTE DITA. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE, A INSERÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO ALTERNATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, PODE SER UMA BOA ESCOLHA PARA DESPERTAR NOS ALUNOS UM MAIOR INTERESSE PELA DISCIPLINA, BEM COMO FORTALECER SEUS CONHECIMENTOS NESSA ÁREA DO SABER DE FORMA PRÁTICA, DIDÁTICA E DINÂMICA, ALÉM DE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DOS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA E EM AMBIENTE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, QUÍMICA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID6997_02102019004529.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DE CASTRO BIZERRA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE BIZERRA"
    "autor_email" => "vivianebizerra15@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62964
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5189
    "inscrito_id" => 6997
    "titulo" => """
      UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO – JOGOS DE\r\n
      PERGUNTAS E RESPOSTAS
      """
    "resumo" => "OS JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS FORAM DESENVOLVIDOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, PARCEIRA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, SITUADA NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE. O JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS É ENTENDIDO COMO UM MÉTODO INICIAL PARA A AVALIAÇÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS NO INÍCIO DO ENSINO MÉDIO, NOS QUAIS PODEM SER INTERPRETADOS DE FORMA DINÂMICA. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI PROMOVER ATIVIDADES QUE POSSIBILITASSEM AOS ESTUDANTES UM ENSINO DIFERENCIADO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA. FORAM APLICADOS DOIS JOGOS DIDÁTICOS, O DADO E A ROLETA DIVERTIDA, PARA ALUNOS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. O DADO POSSUI EM SEUS LADOS OS SEIS PRIMEIROS ELEMENTOS DA FAMÍLIA 1A DA TABELA PERIÓDICA, O HIDROGÊNIO (H), LÍTIO (LI), SÓDIO (NA), POTÁSSIO (K), RUBÍDIO (RB) E CÉSIO (CS), CADA ELEMENTO REPRESENTANDO DETERMINADA PERGUNTA. A ROLETA DIVERTIDA APRESENTA EM SUA DIVISÃO OITO CORES DISTINTAS, CADA COR EQUIVALE A UMA PERGUNTA, VERSANDO SOBRE FILÓSOFOS E A TABELA PERIÓDICA PROPRIAMENTE DITA. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE, A INSERÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO ALTERNATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, PODE SER UMA BOA ESCOLHA PARA DESPERTAR NOS ALUNOS UM MAIOR INTERESSE PELA DISCIPLINA, BEM COMO FORTALECER SEUS CONHECIMENTOS NESSA ÁREA DO SABER DE FORMA PRÁTICA, DIDÁTICA E DINÂMICA, ALÉM DE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DOS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA E EM AMBIENTE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, QUÍMICA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID6997_02102019004529.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DE CASTRO BIZERRA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE BIZERRA"
    "autor_email" => "vivianebizerra15@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS FORAM DESENVOLVIDOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, PARCEIRA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, SITUADA NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE. O JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS É ENTENDIDO COMO UM MÉTODO INICIAL PARA A AVALIAÇÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS NO INÍCIO DO ENSINO MÉDIO, NOS QUAIS PODEM SER INTERPRETADOS DE FORMA DINÂMICA. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI PROMOVER ATIVIDADES QUE POSSIBILITASSEM AOS ESTUDANTES UM ENSINO DIFERENCIADO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA. FORAM APLICADOS DOIS JOGOS DIDÁTICOS, O DADO E A ROLETA DIVERTIDA, PARA ALUNOS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. O DADO POSSUI EM SEUS LADOS OS SEIS PRIMEIROS ELEMENTOS DA FAMÍLIA 1A DA TABELA PERIÓDICA, O HIDROGÊNIO (H), LÍTIO (LI), SÓDIO (NA), POTÁSSIO (K), RUBÍDIO (RB) E CÉSIO (CS), CADA ELEMENTO REPRESENTANDO DETERMINADA PERGUNTA. A ROLETA DIVERTIDA APRESENTA EM SUA DIVISÃO OITO CORES DISTINTAS, CADA COR EQUIVALE A UMA PERGUNTA, VERSANDO SOBRE FILÓSOFOS E A TABELA PERIÓDICA PROPRIAMENTE DITA. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE, A INSERÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO ALTERNATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, PODE SER UMA BOA ESCOLHA PARA DESPERTAR NOS ALUNOS UM MAIOR INTERESSE PELA DISCIPLINA, BEM COMO FORTALECER SEUS CONHECIMENTOS NESSA ÁREA DO SABER DE FORMA PRÁTICA, DIDÁTICA E DINÂMICA, ALÉM DE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DOS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA E EM AMBIENTE ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.