O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA” BUSCA MAPEAR O QUANTITATIVO DE FORMAÇÕES REALIZADAS PELO GRUPO DE ESTUDOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA (GESAT) DO ANO DE 2015 AO 1ºSEMESTRE DE 2019, E DE FORMA ESPECÍFICA PONTUAR O QUANTITATIVO DE FORMAÇÕES REALIZADAS PELO GESAT NO QUE TANGE: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E ILUSTRAR O QUANTITATIVO DE CURSISTAS QUE FIZERAM PARTE DAS FORMAÇÕES OFERTADAS PELO GESAT. O ESTUDO CONSTITUIU-SE EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA TENDO COMO BASE A ANÁLISE DOCUMENTAL, BASEADO EM LUDKE; ANDRÉ (1986). O ESTUDO FUNDAMENTA-SE EM OLIVEIRA (2017), UNESCO (1948), BRASIL (1996, 2002, 2015), JANNUZZI (1995), FARFUS (2008) ENTRE OUTROS QUE PERMITIU REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DO GRUPO DE PESQUISA NA REGIÃO DA AMAZÔNIA TOCANTINA.