A CULTURA ESCOLAR E O (DES)INTERESSE JUVENIL: UMA ANÁLISE DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58174 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4164 "inscrito_id" => 13095 "titulo" => "A CULTURA ESCOLAR E O (DES)INTERESSE JUVENIL: UMA ANÁLISE DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE." "resumo" => "ESTE ARTIGO BUSCA APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES SOB A PERSPECTIVA DA PROPOSTA DE DAYRELL (2007), NO TOCANTE A JUVENTUDE E A ESCOLARIZAÇÃO, DESTACANDO A VISÃO APOCALÍPTICA DAS DISCUSSÕES DA CULPABILIDADE MÚTUA, ENTRE ESCOLA E OS JOVENS ESTUDANTES, SOBRE O FRACASSO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. PARA TANTO, TOMAMOS COMO SUPORTE A ANÁLISE IMAGÉTICA DO FILME “ESCRITORES LIBERDADE”, BUSCANDO COMPREENDER AS FALAS DAS PERSONAGENS POR MEIO DA CONCEPÇÃO DE JUVENTUDES. OS MEIOS METODOLÓGICOS QUE ENCONTRAMOS PARA PROMOVER ESSAS REFLEXÕES E PARA FUNDAMENTAR A ANÁLISE DO FILME FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OU, O QUE TOMAMOS COMO REVISÃO DE LITERATURA DIALÓGICA E SISTÊMICA, SEGUINDO A PERSPECTIVA DA AUTORA SHERON WALKER (2015) E A ANÁLISE FÍLMICA EM TRÊS FASES, A SABER: ASSISTIR AO FILME, SELEÇÃO DE TRECHOS RELACIONADO AO OBJETO DE ESTUDO DESTE TRABALHO E POR FIM, A INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS TRECHOS. CONSIDERAMOS COMO ALGUMAS HIPÓTESES LEVANTADAS NESTE ARTIGO, A DE QUE SERIA INADEQUADO APONTAR UM ÚNICO CULPADO PARA OS PROBLEMAS DA ESCOLA. NO FILME, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MUITOS JOVENS QUE QUANDO MOTIVADOS PELA ESCOLA BUSCAM VIVER SUAS POSSIBILIDADES E PENSAR EM UM FUTURO. NESSE SENTIDO, CORROBORAMOS A AFIRMAÇÃO DE CHARLOT (2000) DE QUE O FRACASSO ESCOLAR NÃO EXISTE, O QUE EXISTE SÃO ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE FRACASSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "CULTURA ESCOLA, JUVENTUDES, FRACASSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID13095_26092019101207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAN SANDRA ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DE ARAÚJO" "autor_email" => "lian.sbio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58174 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4164 "inscrito_id" => 13095 "titulo" => "A CULTURA ESCOLAR E O (DES)INTERESSE JUVENIL: UMA ANÁLISE DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE." "resumo" => "ESTE ARTIGO BUSCA APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES SOB A PERSPECTIVA DA PROPOSTA DE DAYRELL (2007), NO TOCANTE A JUVENTUDE E A ESCOLARIZAÇÃO, DESTACANDO A VISÃO APOCALÍPTICA DAS DISCUSSÕES DA CULPABILIDADE MÚTUA, ENTRE ESCOLA E OS JOVENS ESTUDANTES, SOBRE O FRACASSO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. PARA TANTO, TOMAMOS COMO SUPORTE A ANÁLISE IMAGÉTICA DO FILME “ESCRITORES LIBERDADE”, BUSCANDO COMPREENDER AS FALAS DAS PERSONAGENS POR MEIO DA CONCEPÇÃO DE JUVENTUDES. OS MEIOS METODOLÓGICOS QUE ENCONTRAMOS PARA PROMOVER ESSAS REFLEXÕES E PARA FUNDAMENTAR A ANÁLISE DO FILME FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OU, O QUE TOMAMOS COMO REVISÃO DE LITERATURA DIALÓGICA E SISTÊMICA, SEGUINDO A PERSPECTIVA DA AUTORA SHERON WALKER (2015) E A ANÁLISE FÍLMICA EM TRÊS FASES, A SABER: ASSISTIR AO FILME, SELEÇÃO DE TRECHOS RELACIONADO AO OBJETO DE ESTUDO DESTE TRABALHO E POR FIM, A INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS TRECHOS. CONSIDERAMOS COMO ALGUMAS HIPÓTESES LEVANTADAS NESTE ARTIGO, A DE QUE SERIA INADEQUADO APONTAR UM ÚNICO CULPADO PARA OS PROBLEMAS DA ESCOLA. NO FILME, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MUITOS JOVENS QUE QUANDO MOTIVADOS PELA ESCOLA BUSCAM VIVER SUAS POSSIBILIDADES E PENSAR EM UM FUTURO. NESSE SENTIDO, CORROBORAMOS A AFIRMAÇÃO DE CHARLOT (2000) DE QUE O FRACASSO ESCOLAR NÃO EXISTE, O QUE EXISTE SÃO ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE FRACASSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "CULTURA ESCOLA, JUVENTUDES, FRACASSO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID13095_26092019101207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAN SANDRA ALVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DE ARAÚJO" "autor_email" => "lian.sbio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }