O ENSINO DE QUÍMICA NOS DIAS ATUAIS TORNOU-SE UMA TAREFA DIFÍCIL PARA OS DOCENTES DESTA ÁREA. A
JUSTIFICATIVA PARA ESSE FATO PODE ESTAR ASSOCIADA A DIVERSOS FATORES, COMO A FORMA QUE O DOCENTE ABORDA
O CONTEÚDO EM SALA DE AULA, POIS SABE-SE QUE OS ALUNOS CHEGAM NO ENSINO MÉDIO ACREDITANDO QUE A
DISCIPLINA DE QUÍMICA É DIFÍCIL E COMPLICADA, CABENDO AO DOCENTE TENTAR TRANSFORMAR ESSE PENSAMENTO.
DIANTE DO EXPOSTO, ESTE TRABALHO BUSCOU CONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS, NA DISCIPLINA DE QUÍMICA,
POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NO POVOADO COQUEIRO, NO
MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO, ESTADO DO MARANHÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU DURANTE A EXECUÇÃO DO
PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, REALIZADO POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS
NATURAIS/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS SÃO BERNARDO. DE ACORDO COM AS
RESPOSTAS DADAS PELOS ALUNOS, É POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ÂMBITO ESCOLAR SÃO
SIMPLES E DIFÍCEIS DE RESOLVER. NO CASO DAS SIMPLES ENTRAM A QUESTÃO DA EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR, E NO
CASO DAS MAIS DIFÍCEIS, ENTRA O CASO DE ALUNOS QUE POSSUEM UM COMPORTAMENTO INADEQUADO PARA A SALA
DE AULA. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL CONHECER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DE
TERCEIRO ANO DA ESCOLA. EVIDENCIANDO QUE AS DIFICULDADES VÃO DESDE O INTERESSE DOS ALUNOS, CONTEÚDOS
TRATADOS EM SALA DE AULA E METODOLOGIA DOCENTE.