RESUMO:A ANÁLISE DO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA POSSIBILITADA PELO ESPAÇO FÍSICO DE UMA ESCOLA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM MANAUS-AM ORIGINOU ESTE TRABALHO QUE TEVE COMO META GERAL SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE AMBIENTES DESTINADOS À UTILIZAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS. O ESTUDO RECORREU À PESQUISA QUANTITATIVA ENVOLVENDO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO A PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA CONTENDO PERGUNTAS RELATIVAS A ACESSIBILIDADE ESCOLAR. A PESQUISA EVIDENCIOU QUE, APESAR DOS SIGNIFICATIVOS AVANÇOS GARANTIDOS PELAS LEIS ESPECÍFICAS QUE GARANTAM O DIREITO À CIDADANIA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, O AMBIENTE FÍSICO DE NOSSAS ESCOLAS AINDA CONTÉM MUITOS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM A MOBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, EVIDENCIANDO SEU DESPREPARO PARA RECEBÊ-LAS. CONSTATOU-SE QUE A ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR É UM DESAFIO UMA OPORTUNIDADE QUE TRAZ PARA ESCOLA O PAPEL DE ACOLHER TODAS AS PESSOAS SEM EXCEÇÃO, ENSINANDO A IMPORTÂNCIA DE APRENDER COM A DIVERSIDADE E DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS, GARANTINDO A TODOS O DIREITO A EDUCAÇÃO, ONDE O EDUCANDO SE SINTA COMO PARTE DESSE PROCESSO E FAVORECE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE AMBOS E CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES: FÍSICA, INTELECTUAL, SOCIAL E EMOCIONAL. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE PARA OS DESAFIOS SEJAM SUPERADOS EM DIFERENTES CONDIÇÕES FÍSICAS, É NECESSÁRIA A COMPREENSÃO PLENA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CADA ESPAÇO, DESDE A CONCEPÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ATÉ AS NECESSIDADES PEDAGÓGICAS INDIVIDUAIS, TENDO EM VISTA CRIAR AMBIENTES QUE ESTIMULEM O DESEMPENHO DAS TAREFAS DE MANEIRA INDEPENDENTE, SEM AUXÍLIO DE OUTROS.