Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUÍMICA E O CORPO HUMANO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, CORPO HUMANO, INTERDISCIPLINARIDADE, QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58749
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5156
    "inscrito_id" => 14627
    "titulo" => "A QUÍMICA E O CORPO HUMANO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A CIÊNCIA ENGLOBA VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, DE MODO QUE A QUÍMICA INSERE-SE NESTE CONTEXTO SENDO UMA CIÊNCIA MUITO PRESENTE NA VIDA DOS CIDADÃOS, DE FORMA A TORNAR NECESSÁRIO QUE AS PESSOAS SAIBAM LIDAR COM A LINGUAGEM QUE ESTA ÁREA IMPÕE, BEM COMO SAIBAM COMPREENDER OS PRINCÍPIOS BÁSICOS RELACIONADOS A ELA. DESTE MODO, ESTE PROJETO OBJETIVA TRABALHAR O CONTEÚDO QUÍMICO “TABELA PERIÓDICA” DE FORMA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE BIOLOGIA (CORPO HUMANO), VISANDO UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E DESFRAGMENTADO, EM RELAÇÃO A CONTEÚDOS PRESENTES NA GRADE CURRICULAR DA TURMA. A ESCOLA CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) E CONSEQUENTEMENTE DESTE PROJETO É A ESCOLA ESTADUAL TRÊS MARIAS, LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORESTA-PE. O MESMO FOI DESENVOLVIDO EM ETAPAS SENDO ELAS: REVISÃO DE LITERATURA, SONDAGEM PRÉVIA DE CONHECIMENTOS, EXPLANAÇÃO ORAL DO CONTEÚDO QUÍMICO "TABELA PERIÓDICA", DIVISÃO DE GRUPOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PROPOSTAS, SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA DOS TRABALHOS SOLICITADOS E AVALIAÇÃO FINAL PARA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, OS ALUNOS PUDERAM COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE O MUNDO DA QUÍMICA EM SUA VIDA COTIDIANA. TENDO EM VISTA QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO À TABELA PERIÓDICA FORAM MAIS PROVEITOSOS, UMA VEZ QUE, A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE ATRIBUÍRAM MAIS SIGNIFICADO AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, CORPO HUMANO, INTERDISCIPLINARIDADE, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID14627_01102019211921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZANIRA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUZANIRA SILVA"
    "autor_email" => "l-uzanira19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,  CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO, CAMPOS FLORESTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58749
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5156
    "inscrito_id" => 14627
    "titulo" => "A QUÍMICA E O CORPO HUMANO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A CIÊNCIA ENGLOBA VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, DE MODO QUE A QUÍMICA INSERE-SE NESTE CONTEXTO SENDO UMA CIÊNCIA MUITO PRESENTE NA VIDA DOS CIDADÃOS, DE FORMA A TORNAR NECESSÁRIO QUE AS PESSOAS SAIBAM LIDAR COM A LINGUAGEM QUE ESTA ÁREA IMPÕE, BEM COMO SAIBAM COMPREENDER OS PRINCÍPIOS BÁSICOS RELACIONADOS A ELA. DESTE MODO, ESTE PROJETO OBJETIVA TRABALHAR O CONTEÚDO QUÍMICO “TABELA PERIÓDICA” DE FORMA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE BIOLOGIA (CORPO HUMANO), VISANDO UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E DESFRAGMENTADO, EM RELAÇÃO A CONTEÚDOS PRESENTES NA GRADE CURRICULAR DA TURMA. A ESCOLA CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) E CONSEQUENTEMENTE DESTE PROJETO É A ESCOLA ESTADUAL TRÊS MARIAS, LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORESTA-PE. O MESMO FOI DESENVOLVIDO EM ETAPAS SENDO ELAS: REVISÃO DE LITERATURA, SONDAGEM PRÉVIA DE CONHECIMENTOS, EXPLANAÇÃO ORAL DO CONTEÚDO QUÍMICO "TABELA PERIÓDICA", DIVISÃO DE GRUPOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PROPOSTAS, SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA DOS TRABALHOS SOLICITADOS E AVALIAÇÃO FINAL PARA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, OS ALUNOS PUDERAM COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE O MUNDO DA QUÍMICA EM SUA VIDA COTIDIANA. TENDO EM VISTA QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO À TABELA PERIÓDICA FORAM MAIS PROVEITOSOS, UMA VEZ QUE, A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE ATRIBUÍRAM MAIS SIGNIFICADO AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, CORPO HUMANO, INTERDISCIPLINARIDADE, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID14627_01102019211921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZANIRA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUZANIRA SILVA"
    "autor_email" => "l-uzanira19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,  CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO, CAMPOS FLORESTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A CIÊNCIA ENGLOBA VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, DE MODO QUE A QUÍMICA INSERE-SE NESTE CONTEXTO SENDO UMA CIÊNCIA MUITO PRESENTE NA VIDA DOS CIDADÃOS, DE FORMA A TORNAR NECESSÁRIO QUE AS PESSOAS SAIBAM LIDAR COM A LINGUAGEM QUE ESTA ÁREA IMPÕE, BEM COMO SAIBAM COMPREENDER OS PRINCÍPIOS BÁSICOS RELACIONADOS A ELA. DESTE MODO, ESTE PROJETO OBJETIVA TRABALHAR O CONTEÚDO QUÍMICO “TABELA PERIÓDICA” DE FORMA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE BIOLOGIA (CORPO HUMANO), VISANDO UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E DESFRAGMENTADO, EM RELAÇÃO A CONTEÚDOS PRESENTES NA GRADE CURRICULAR DA TURMA. A ESCOLA CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) E CONSEQUENTEMENTE DESTE PROJETO É A ESCOLA ESTADUAL TRÊS MARIAS, LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORESTA-PE. O MESMO FOI DESENVOLVIDO EM ETAPAS SENDO ELAS: REVISÃO DE LITERATURA, SONDAGEM PRÉVIA DE CONHECIMENTOS, EXPLANAÇÃO ORAL DO CONTEÚDO QUÍMICO "TABELA PERIÓDICA", DIVISÃO DE GRUPOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PROPOSTAS, SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA DOS TRABALHOS SOLICITADOS E AVALIAÇÃO FINAL PARA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE, OS ALUNOS PUDERAM COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE O MUNDO DA QUÍMICA EM SUA VIDA COTIDIANA. TENDO EM VISTA QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO À TABELA PERIÓDICA FORAM MAIS PROVEITOSOS, UMA VEZ QUE, A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE ATRIBUÍRAM MAIS SIGNIFICADO AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.