A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA CONTEPORÂNEA: ENTRE O IMPRESSO E O VIRTUAL: EM FOCO A POESIA Simone Quirino NERES (UESPI)¹ Dr. Diógenes Buenos Aires de CARVALHO (UESPI)²A presente pesquisa baseia-se numa investigação que foi realizada a partir do mapeamento da produção poética infanto-juvenil brasileira contemporânea que dialoga com a tecnologia nos suportes virtuais, constituindo a cibercultura conforme Levy (1996,1999). A pesquisa discute as dimensões artísticas e computacionais presentes na literatura hipertextual/hipermidiática para crianças e jovens, por meio da análise da intersecção entre a linguagem literária e a linguagem virtual na produção literária contemporânea. Como resultado da pesquisa será apresentada uma lista de poesias literárias infanto-juvenis brasileiras contemporâneas, em formato de e-book, que dialogam com a tecnologia nos suportes virtuais, elencando a nova leitura eletrônica conforme Hayles (2009).¹ Graduando em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Bolsista PIBIC/CNPq e-mail: simoneneres2011@hotmail.com² Professor Dr. adjunto I na UESPI. Orientador. E-mail: dbuenosaires@uol.com.br