Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AVALIAÇÃO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO HUMANA E AO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, EDUCAÇÃO CONSERVADORA, FORMAÇÃO HUMANA, FORMAÇÃO HUMANA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58071
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2106
    "inscrito_id" => 8037
    "titulo" => """
      A AVALIAÇÃO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO\r\n
      HUMANA E AO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
      """
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UMA DAS INSTÂNCIAS MAIS IMPORTANTES NO CONTEXTO SOCIAL, POIS PODE INTERVIR E CONTRIBUIR À SUA CONSERVAÇÃO OU MUDANÇA. O ATO DE AVALIAR, NESSA PERSPECTIVA, ASSUME POSICIONAMENTO INDISPENSÁVEL À CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO, POIS É O MESMO QUE PERMITE A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO, ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, OU A MERA CLASSIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO O CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS ATRELADO ÀS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA EM 2019, FOI PAUTADA NA ABORDAGEM QUALITATIVA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O CONTEXTO SOCIAL DOS SERES HUMANOS INTERFERE NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, POIS PODE AUXILIAR NA AQUISIÇÃO DE CAPITAL CULTURAL DOS ESTUDANTES, FAZENDO COM QUE ESSES TENHAM VANTAGENS OU DESVANTAGENS INICIAIS QUE SE PROLOGAM DURANTE TODO O PERCURSO FORMATIVO. AS AVALIAÇÕES, ENFIM, CONTRIBUEM À CONSERVAÇÃO SOCIAL, SE POSICIONANDO COMO CLASSIFICATÓRIAS E PUNITIVAS. CONTUDO, PODEM CONTRIBUIR À TRANSFORMAÇÃO SENDO DIAGNÓSTICAS E FORMATIVAS E, CONSEQUENTEMENTE, FAZENDO O ALUNO ELABORAR O SENSO CRÍTICO E A EMANCIPAÇÃO, POR MEIO DA FORMAÇÃO HUMANA. NESTE SENTIDO, AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES CONTRIBUEM À FORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL DOS SUJEITOS E, ASSIM, A AVALIAÇÃO ESCOLAR PRECISA ASSUMIR O SEU PAPEL DE DIRECIONAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM À REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE, OPONDO-SE AO SISTEMA DE MENSURAÇÃO ESTABELECIDO POR PROVAS E TESTES PADRONIZADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, EDUCAÇÃO CONSERVADORA, FORMAÇÃO HUMANA, FORMAÇÃO HUMANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8037_15082019165452.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MIRTIEL FRANKSON MOURA CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "MIRTIEL FRANKSON"
    "autor_email" => "mirtiel_frankson@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58071
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2106
    "inscrito_id" => 8037
    "titulo" => """
      A AVALIAÇÃO ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO\r\n
      HUMANA E AO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
      """
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UMA DAS INSTÂNCIAS MAIS IMPORTANTES NO CONTEXTO SOCIAL, POIS PODE INTERVIR E CONTRIBUIR À SUA CONSERVAÇÃO OU MUDANÇA. O ATO DE AVALIAR, NESSA PERSPECTIVA, ASSUME POSICIONAMENTO INDISPENSÁVEL À CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO, POIS É O MESMO QUE PERMITE A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO, ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, OU A MERA CLASSIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO O CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS ATRELADO ÀS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA EM 2019, FOI PAUTADA NA ABORDAGEM QUALITATIVA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O CONTEXTO SOCIAL DOS SERES HUMANOS INTERFERE NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, POIS PODE AUXILIAR NA AQUISIÇÃO DE CAPITAL CULTURAL DOS ESTUDANTES, FAZENDO COM QUE ESSES TENHAM VANTAGENS OU DESVANTAGENS INICIAIS QUE SE PROLOGAM DURANTE TODO O PERCURSO FORMATIVO. AS AVALIAÇÕES, ENFIM, CONTRIBUEM À CONSERVAÇÃO SOCIAL, SE POSICIONANDO COMO CLASSIFICATÓRIAS E PUNITIVAS. CONTUDO, PODEM CONTRIBUIR À TRANSFORMAÇÃO SENDO DIAGNÓSTICAS E FORMATIVAS E, CONSEQUENTEMENTE, FAZENDO O ALUNO ELABORAR O SENSO CRÍTICO E A EMANCIPAÇÃO, POR MEIO DA FORMAÇÃO HUMANA. NESTE SENTIDO, AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES CONTRIBUEM À FORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL DOS SUJEITOS E, ASSIM, A AVALIAÇÃO ESCOLAR PRECISA ASSUMIR O SEU PAPEL DE DIRECIONAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM À REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE, OPONDO-SE AO SISTEMA DE MENSURAÇÃO ESTABELECIDO POR PROVAS E TESTES PADRONIZADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, EDUCAÇÃO CONSERVADORA, FORMAÇÃO HUMANA, FORMAÇÃO HUMANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8037_15082019165452.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MIRTIEL FRANKSON MOURA CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "MIRTIEL FRANKSON"
    "autor_email" => "mirtiel_frankson@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO É UMA DAS INSTÂNCIAS MAIS IMPORTANTES NO CONTEXTO SOCIAL, POIS PODE INTERVIR E CONTRIBUIR À SUA CONSERVAÇÃO OU MUDANÇA. O ATO DE AVALIAR, NESSA PERSPECTIVA, ASSUME POSICIONAMENTO INDISPENSÁVEL À CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO, POIS É O MESMO QUE PERMITE A REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO, ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, OU A MERA CLASSIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO O CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS ATRELADO ÀS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA EM 2019, FOI PAUTADA NA ABORDAGEM QUALITATIVA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O CONTEXTO SOCIAL DOS SERES HUMANOS INTERFERE NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, POIS PODE AUXILIAR NA AQUISIÇÃO DE CAPITAL CULTURAL DOS ESTUDANTES, FAZENDO COM QUE ESSES TENHAM VANTAGENS OU DESVANTAGENS INICIAIS QUE SE PROLOGAM DURANTE TODO O PERCURSO FORMATIVO. AS AVALIAÇÕES, ENFIM, CONTRIBUEM À CONSERVAÇÃO SOCIAL, SE POSICIONANDO COMO CLASSIFICATÓRIAS E PUNITIVAS. CONTUDO, PODEM CONTRIBUIR À TRANSFORMAÇÃO SENDO DIAGNÓSTICAS E FORMATIVAS E, CONSEQUENTEMENTE, FAZENDO O ALUNO ELABORAR O SENSO CRÍTICO E A EMANCIPAÇÃO, POR MEIO DA FORMAÇÃO HUMANA. NESTE SENTIDO, AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES CONTRIBUEM À FORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL DOS SUJEITOS E, ASSIM, A AVALIAÇÃO ESCOLAR PRECISA ASSUMIR O SEU PAPEL DE DIRECIONAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM À REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIDADE, OPONDO-SE AO SISTEMA DE MENSURAÇÃO ESTABELECIDO POR PROVAS E TESTES PADRONIZADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.