Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR EM FORTALEZA-CE: PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: INCLUSÃO, ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU INVESTIGAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR, TENDO EM VISTA QUE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VEM SE DIFUNDINDO NA ESCOLA REGULAR ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E TRAZENDO MUITAS MUDANÇAS A ESSAS INSTITUIÇÕES. PORTANTO, DESTACA-SE AQUI A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA QUE A INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN SEJA EFETIVADA. ESTE ESTUDO TEM ABORDAGEM QUALITATIVA, SE CARACTERIZA COMO EXPLORATÓRIA. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA 2 PROFESSORES DE SALA COMUM, RESPONDENDO A UMA ENTREVISTA, E FOI OBSERVADA UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL I, NA QUAL HAVIA UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN. UTILIZAMOS COMO REGISTRO ÁUDIOS E FOTOGRAFIAS.VERIFICAMOS QUE A INCLUSÃO, NÃO APENAS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN, MAS DE TODAS AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AINDA É ALGO QUE DIVERGE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES EM RELAÇÃO A ACEITAÇÃO DESTE PÚBLICO E QUE A PRÁTICA DOCENTE DEVE BUSCAR ATUALIZAÇÃO E MUDANÇA. NESTE SENTIDO, REFLETE-SE SOBRE AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES INVESTIGADOS E A TODO O CORPO DOCENTE DA ESCOLA PESQUISADA.

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