SALES, Giuliana Moita et al.. Gamificação na educação no ensino de biomas biomas war. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60630>. Acesso em: 23/12/2024 03:27
OS JOGOS DIDÁTICOS PODEM SER UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AOS ESTUDANTES APRENDER, FIXAR E RELEMBRAR DE FORMA LÚDICA. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PODE ESTIMULAR OS ESTUDANTES A TEREM UM MAIOR INTERESSE NO CONTEÚDO. O PROPÓSITO DESTA ATIVIDADE FOI MOSTRAR AOS ESTUDANTES A CAPACIDADE QUE ELES TÊM DE APRENDER INDIVIDUALMENTE E DISCUTINDO COM OS COLEGAS. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO TORNAR O PROCESSO DE ENSINO DO CONTEÚDO DE BIOMAS MAIS ATRATIVO UTILIZANDO O JOGO BIOMAS WAR. O JOGO ELABORADO FOI INSPIRADO NOS JOGOS WAR (GROW) E IMAGEM & AÇÃO (GROW). TODAS AS PERGUNTAS DO JOGO FORAM ELABORADAS COM BASE NO LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO PELA ESCOLA. ESSA METODOLOGIA FOI APLICADA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO EDUCACIONAL STELLA DOS QUERUBINS GUIMARÃES TRÓIS DE PLANALTINA-DF NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. ANTES DA APLICAÇÃO, FOI SOLICITADO QUE OS ESTUDANTES ESTUDASSEM ANTECIPADA E INDIVIDUALMENTE O CONTEÚDO DE BIOMAS NO SEU PRÓPRIO LIVRO DIDÁTICO. O JOGO PROPORCIONOU A CONSCIENTIZAÇÃO EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, ALÉM DE TER PROMOVIDO A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES ACERCA DO ASSUNTO. SENDO ASSIM, ESSA PRÁTICA FAVORECEU AOS DISCENTES O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO, GERENCIAMENTO, TROCA DE INFORMAÇÕES, ARGUMENTAÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE.