Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DA MORFOLOGIA E DIVERSIDADE DAS ORDENS ARANEAE E SCORPIONIDAE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: MINICURSO, ARACHNIDA, MODELOS DIDÁTICOS, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O MINICURSO: CONHECENDO OS ARACNÍDEOS, FOI DESENVOLVIDO POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM A FINALIDADE DE PROPORCIONAR AOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO UM MÉTODO ALTERNATIVO JUNTAMENTE COM MODELOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR A CLASSE ARACHNIDA E SUAS DUAS PRINCIPAIS ORDENS, ARANEAE E SCORPIONIDAE, E SEUS REPRESENTANTES. O OBJETIVO GERAL DESTE PROJETO FOI LEVAR AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UM CONHECIMENTO MAIS APROFUNDADO SOBRE O GRUPO DOS ARACNÍDEOS. POR TANTO BUSCOU-SE DAR MAIOR ÊNFASE AOS REPRESENTANTES E FALAR SOBRE A MORFOLOGIA EXTERNA E INTERNA DESTE GRUPO BEM COMO APRESENTAR OS DIFERENTES TIPOS DE ESPÉCIES DE ARANHAS E ESCORPIÕES, INFORMAR SOBRE QUAIS ESPÉCIES HABITAM A NOSSA REGIÃO E QUAIS ORGANISMOS PODEM CAUSAR ACIDENTES EM HUMANOS, CONHECER MELHOR SOBRE O SEU HABITAT NATURAL E COMO EVITAR ACIDENTES COM A PICADA DOS MESMOS. FOI ORGANIZADO UM MINICURSO A RESPEITO DO ASSUNTO E FORAM UTILIZADOS MODELOS DIDÁTICOS QUE TROUXERAM UM MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE A ESTRUTURA EXTERNA E INTERNA DESTES ORGANISMOS, SOBRE A PERCEPÇÃO DAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ARANHAS E ESCORPIÕES E TAMBÉM A COMPARAÇÃO COM UM ANIMAL REAL. O MINICURSO FOI ORGANIZADO POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FOI MINISTRADO EM UMA DAS ESCOLAS ONDE O PROGRAMA É REALIZADO, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º AO 3º ANO QUE TIVERAM INTERESSE EM PARTICIPAR DO PROJETO. HOUVE UMA PROCURA SIGNIFICATIVA POR PARTE DOS ALUNOS DE AMBOS OS TURNOS, POR SE TRATAR DE UMA NOVIDADE DENTRO DA ESCOLA. O CURSO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE TRINTA ALUNOS E NO FINAL FOI EMITIDO UM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DE 8 HORAS. OS PARTICIPANTES DEMONSTRARAM TOTAL SATISFAÇÃO COM A ATIVIDADE QUE ATÉ ENTÃO NÃO HAVIA SIDO OFERTADA NA ESCOLA, MOSTRANDO ENTÃO SER UMA FERRAMENTA DE METODOLOGIA ALTERNATIVA QUE PODE SER UTILIZADA COM OS ALUNOS PARA MELHORAR O APRENDIZADO DOS MESMO COM RELAÇÃO A TEMAS QUE MUITAS VEZES SÃO POUCO TRABALHADOS EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.