SILVA, Joselia Cruz. Compreensão leitora e o texto verbo - imagético. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59574>. Acesso em: 22/11/2024 18:11
O AMBIENTE ESCOLAR É O ESPAÇO INSTIGADOR DE IDEIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DE SENTIDO NO CAMPO TEXTUAL. A LEITURA DENTRO DO CERNE COMUNICATIVO PROPORCIONA AO ALUNO NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO CRÍTICA, MAS INCLUI EM SUAS INCUMBÊNCIAS UM DELINEAR DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COGNITIVAS PARA SE ALCANÇAR A COMPREENSÃO LEITORA ATRAVÉS DE TEXTOS VERBOS IMAGÉTICOS.ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DA COMPOSIÇÃO TEXTUAL VERBO IMAGÉTICO COMO ELEMENTO DE SUPORTE TAMBÉM ENUNCIATIVO E FOMENTADOR PARA COMPREENSÃO LEITORA DO ALUNO.PARA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA NOS PAUTAREMOS NAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA, INFERÊNCIAS, HORIZONTES DE COMPREENSÃO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ELEMENTOS MULTIMODAIS (SONS, IMAGENS, CORES..)QUE COMPLEMENTAM OS PROCESSOS COGNITIVOS NECESSÁRIOS PARA O ALUNO ATINGIR A COMPREENSÃO LEITORA DESEJADA NA LEITURA DE UM TEXTO.OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESTA PESQUISA SE APOIAM NO ESTUDO DE KATO(1985)ALLIENDE (1987), SOLÉ(1998),KLEIMAN(2007),MARCUSCHI(2008),KOCH E ELIAS(2013),OLIVEIRA (2014) NO CAMPO DA COMPREENSÃO LEITORA E KRESS E VAN LEEUWEN (2004), DIONÍSIO (2011) NO CAMPO DA GRAMÁTICA DO DESING VISUAL–GDV.O RECURSO METODOLÓGICO DESTA PESQUISA É DE NATUREZA INTERVENCIONISTA, POIS SEU INTUITO É PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA, PRODUZINDO CONHECIMENTO PARA APLICAÇÃO PRÁTICA.TENDO EM VISTA QUE A PRESENTE PESQUISA ACONTECERÁ NO ÂMBITO ESCOLAR E VISA MELHORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E, CONSEQUENTEMENTE, O APRENDIZADO DO ALUNO, ELA ASSUME O CARÁTER DE PESQUISA-AÇÃO.AS INTERVENÇÕES SERÃO APLICADAS EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARATUBA. A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE OCORRERÁ ATRAVÉS DA LEITURA DE TEXTOS VERBOS IMAGÉTICOS QUE SUBSIDIARÃO A COLETA DE DADOS PARA NOSSAS FUTURAS CONCLUSÕES SOBRE O OBJETO INVESTIGADO. PALAVRAS-CHAVE: COMPREENSÃO LEITORA, GRAMÁTICA DO DESING VISUAL, TEXTO VERBO IMAGÉTICO , ESTRATÉGIAS DE LEITURA, COGNIÇÃO.