A FORMAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS PARA ATENDIMENTO À COMUNIDADE SURDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58341 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2110 "inscrito_id" => 7844 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS PARA ATENDIMENTO À COMUNIDADE SURDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "resumo" => """ A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) FOI RECONHECIDA POR MEIO DA LEI 10.436/02, A QUAL FOI REGULAMENTADA PELO DECRETO 5.626/05, QUE DETERMINA A OFERTA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DEZ ANOS DEPOIS, QUANDO PROMULGADA A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (LBI), LEI 13.146/15, FORAM APRESENTADAS SEIS BARREIRAS ENFRENTADAS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PAÍS, ENTRE ELAS A BARREIRA INFORMACIONAL. COM O AUMENTO DESSA DEMANDA NA UNIVERSIDADE, SURGIU NO ANO DE 2018, A SEÇÃO DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (SAPD) NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), QUE DESENVOLVE, DENTRE OUTROS, O PROJETO “DEFICIÊNCIA E PRECONCEITO: TEXTOS E CONTEXTOS”. ESTE BUSCA CAPACITAR OS BIBLIOTECÁRIOS DO SISTEMA PARA O ATENDIMENTO A USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA, OFERECENDO ATIVIDADES COMO O MINICURSO DE LIBRAS, OBJETO DESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA. AMPARADO NAS PRODUÇÕES DE SOUSA ET AL. (2010), QUADROS (1997), SKLIAR (1997), GESSER\r\n (2012) E NA LEGISLAÇÃO VIGENTE (BRASIL, 2002; 2005; 2015), OBJETIVA APRESENTAR AS IMPRESSÕES DOS BIBLIOTECÁRIOS PARTICIPANTES DO MINICURSO DE LIBRAS OFERTADO PELA SAPD ENTRE 8 DE ABRIL E 6 DE MAIO DE 2019, ANALISANDO A QUALIDADE DO ATENDIMENTO ANTES E DEPOIS DA EXPERIÊNCIA, BEM COMO A MUDANÇA DE CONCEPÇÃO SOBRE SURDEZ, SUJEITO SURDO E LÍNGUA DE SINAIS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO MISTO APLICADO ENTRE OS DIAS 2 E 7 DE JULHO DE 2019 POR MEIO DO QUAL SE CONSTATOU A MELHORIA NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS SURDOS E A NECESSIDADE DE UM PROCESSO CONTÍNUO E DURADOURO DE CAPACITAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID7844_15082019170059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAUÊ JUCÁ FERREIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "CAUÊ JUCÁ" "autor_email" => "cacajucaf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58341 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2110 "inscrito_id" => 7844 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS PARA ATENDIMENTO À COMUNIDADE SURDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "resumo" => """ A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) FOI RECONHECIDA POR MEIO DA LEI 10.436/02, A QUAL FOI REGULAMENTADA PELO DECRETO 5.626/05, QUE DETERMINA A OFERTA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DEZ ANOS DEPOIS, QUANDO PROMULGADA A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (LBI), LEI 13.146/15, FORAM APRESENTADAS SEIS BARREIRAS ENFRENTADAS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PAÍS, ENTRE ELAS A BARREIRA INFORMACIONAL. COM O AUMENTO DESSA DEMANDA NA UNIVERSIDADE, SURGIU NO ANO DE 2018, A SEÇÃO DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (SAPD) NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), QUE DESENVOLVE, DENTRE OUTROS, O PROJETO “DEFICIÊNCIA E PRECONCEITO: TEXTOS E CONTEXTOS”. ESTE BUSCA CAPACITAR OS BIBLIOTECÁRIOS DO SISTEMA PARA O ATENDIMENTO A USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA, OFERECENDO ATIVIDADES COMO O MINICURSO DE LIBRAS, OBJETO DESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA. AMPARADO NAS PRODUÇÕES DE SOUSA ET AL. (2010), QUADROS (1997), SKLIAR (1997), GESSER\r\n (2012) E NA LEGISLAÇÃO VIGENTE (BRASIL, 2002; 2005; 2015), OBJETIVA APRESENTAR AS IMPRESSÕES DOS BIBLIOTECÁRIOS PARTICIPANTES DO MINICURSO DE LIBRAS OFERTADO PELA SAPD ENTRE 8 DE ABRIL E 6 DE MAIO DE 2019, ANALISANDO A QUALIDADE DO ATENDIMENTO ANTES E DEPOIS DA EXPERIÊNCIA, BEM COMO A MUDANÇA DE CONCEPÇÃO SOBRE SURDEZ, SUJEITO SURDO E LÍNGUA DE SINAIS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO MISTO APLICADO ENTRE OS DIAS 2 E 7 DE JULHO DE 2019 POR MEIO DO QUAL SE CONSTATOU A MELHORIA NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS SURDOS E A NECESSIDADE DE UM PROCESSO CONTÍNUO E DURADOURO DE CAPACITAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID7844_15082019170059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAUÊ JUCÁ FERREIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "CAUÊ JUCÁ" "autor_email" => "cacajucaf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }