CONCEBENDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DANÇA NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, ESTE ARTIGO OBJETIVA
EXPLICITAR COMO SE DÁ ESSA VIVÊNCIA NA ESCOLA BASEADA NO ENTRELAÇAMENTO COM O TEMA DE PESQUISA EM ESTUDO
(ORIGEM DO POVO BRASILEIRO) E DOS FESTEJOS JUNINOS, PROCURANDO DIALOGAR COM OS ESTUDOS SISTEMATIZADOS POR
LIMA (2009), MARQUES (2007) E PORPINO (2006) A PARTIR DA VIVÊNCIA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM UMA
TURMA DE 2º ANO, QUE COMPREENDE CRIANÇAS COM FAIXA ETÁRIA DE 7 E 8 ANOS DE IDADE, DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO
DA INFÂNCIA - NEI-CAP/UFRN. SOB UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, PROCURAMOS PELO VIÉS DA
PESQUISA EXPLICATIVA COMPREENDER COMO SE DÁ ESSE PROCESSO ENCADEADO POR UMA EPISTEMOLOGIA DA DANÇA
ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS RICAS DE SIGNIFICADOS, PARA A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DESSA CULTURA, CUJO OBJETIVO
FOI ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DESENVOLVIDA. AS VIVÊNCIAS CORPORAIS EM TORNO DESSE ESTUDO SOBRE
A ORIGEM DO POVO BRASILEIRO E FESTEJOS JUNINOS, PERMITIRAM QUE AS CRIANÇAS INTERAGISSEM COM AS DEMAIS
CRIANÇAS DO GRUPO, AMPLIASSEM SUAS POSSIBILIDADES DE MOVIMENTOS, VALORIZASSEM SUAS IDEIAS PARA A
COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA E EXPRESSASSEM SENSAÇÕES E EMOÇÕES EM VIVENCIAR A DANÇA DE POVOS QUE DERAM
ORIGEM A NOSSA POPULAÇÃO. COMO RESULTADOS DESSA PESQUISA COMPREENDEMOS QUE AS CRIANÇAS AMPLIARAM O
REPERTÓRIO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CULTURAL, A PARTIR DA CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS DA DANÇA DOS INDÍGENAS,
DA DANÇA DOS PORTUGUESES (VIRA DO MINHO) E DA DANÇA DOS AFRICANOS (CAPOEIRA), EMITINDO IMPRESSÕES,
SENTIMENTOS E CONHECIMENTOS SOBRE A DANÇA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.