O PRESENTE TRABALHO INVESTIGATIVO TEM POR OBJETIVO DEMONSTRAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DA CRIANÇA ACERCA DE SUA EVOLUÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA A FIM DE SE BUSCAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EFICAZES NA APREENSÃO DESSE TIPO DE CONHECIMENTO. O PROCESSO METODOLÓGICO, ELABORADO PELA PROFESSORA RITA VIEIRA DE FIGUEIREDO, DOUTORA (PH.D.) EM PSICOPEDAGOGIA E PROFESSORA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, A PARTIR DE ESTUDOS DESENVOLVIDOS NA ÁREA DE LEITURA E ESCRITA COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS, ABRANGE NOVE CONCEPÇÕES AVALIATIVAS: RELAÇÃO DESENHO-TEXTO, ORIENTAÇÃO DE LEITURA, CLASSIFICAÇÃO DA ESCRITA, RELAÇÃO TEXTO-CONTEXTO, REALISMO NOMINAL, NOME PRÓPRIO, RELAÇÃO NOMINAL, NOÇÃO DE PERMANÊNCIA NA ESCRITA, TESTE DAS 4 PALAVRAS E 1 FRASE.