A ANÁFORA RECATEGORIZADORA EM REDAÇÃO DO ENEM: UMA ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58014 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3554 "inscrito_id" => 7984 "titulo" => "A ANÁFORA RECATEGORIZADORA EM REDAÇÃO DO ENEM: UMA ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO MÉDIO NÃO TEM ATINGIDO O OBJETIVO A QUE SE PROPÕE A SE OBSERVAR PELA PEQUENA QUANTIDADE DE REDAÇÕES AVALIADAS COM NOTA MÁXIMA EM REITERADAS EDIÇÕES DO ENEM. PARTINDO DESSA CONSTATAÇÃO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DA ANÁFORA RECATEGORIZADORA EM UMA REDAÇÃO AVALIADA COM NOTA 1000 NA EDIÇÃO DE 2018 DO ENEM. PARA TANTO, BASEOU-SE NOS PRESSUPOSTOS DEFENDIDOS POR MONDADA E DUBOIS (1995), KOCH (2004), CAVALCANTE (2013), LIMA E CAVALCANTE (2015), CAVALCANTE, CUSTÓDIO FILHO E BRITO (2014), ANTUNES (2010), DENTRE OUTROS. QUANTO À METODOLOGIA APRESENTA-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM PROCEDIMENTO DESCRITIVO E EXPLICATIVO, DE NATUREZA APLICADA, ALÉM DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO RESULTADO, VERIFICOU-SE QUE A ESTRATÉGIA DE RECATEGORIZAÇÃO CONTRIBUI PARA A ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS NA MATERIALIDADE TEXTUAL, CONSTRUINDO O FIO CONDUTOR DO TEXTO ATRAVÉS DE RETOMADAS E AMPLIAÇÃO DE REFERENTES E CONTRIBUINDO PARA A CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO DE DIZER DO CANDIDATO. DIANTE DISSO, JULGAMOS DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE AS PRÁTICAS DOCENTES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO CONTEMPLEM A ABORDAGEM DESSE TEMA VISANDO UMA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PELA VIA DO ENEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA TEXTUAL, REFERENCIAÇÃO, ANÁFORA RECATEGORIZADORA, REDAÇÃO ENEM, REDAÇÃO ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7984_23092019073442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO CLAUDIO BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBERTO CLAUDIO" "autor_email" => "robertoclaudiobento@yahoo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58014 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3554 "inscrito_id" => 7984 "titulo" => "A ANÁFORA RECATEGORIZADORA EM REDAÇÃO DO ENEM: UMA ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO MÉDIO NÃO TEM ATINGIDO O OBJETIVO A QUE SE PROPÕE A SE OBSERVAR PELA PEQUENA QUANTIDADE DE REDAÇÕES AVALIADAS COM NOTA MÁXIMA EM REITERADAS EDIÇÕES DO ENEM. PARTINDO DESSA CONSTATAÇÃO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DA ANÁFORA RECATEGORIZADORA EM UMA REDAÇÃO AVALIADA COM NOTA 1000 NA EDIÇÃO DE 2018 DO ENEM. PARA TANTO, BASEOU-SE NOS PRESSUPOSTOS DEFENDIDOS POR MONDADA E DUBOIS (1995), KOCH (2004), CAVALCANTE (2013), LIMA E CAVALCANTE (2015), CAVALCANTE, CUSTÓDIO FILHO E BRITO (2014), ANTUNES (2010), DENTRE OUTROS. QUANTO À METODOLOGIA APRESENTA-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM PROCEDIMENTO DESCRITIVO E EXPLICATIVO, DE NATUREZA APLICADA, ALÉM DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO RESULTADO, VERIFICOU-SE QUE A ESTRATÉGIA DE RECATEGORIZAÇÃO CONTRIBUI PARA A ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS NA MATERIALIDADE TEXTUAL, CONSTRUINDO O FIO CONDUTOR DO TEXTO ATRAVÉS DE RETOMADAS E AMPLIAÇÃO DE REFERENTES E CONTRIBUINDO PARA A CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO DE DIZER DO CANDIDATO. DIANTE DISSO, JULGAMOS DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE AS PRÁTICAS DOCENTES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO CONTEMPLEM A ABORDAGEM DESSE TEMA VISANDO UMA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PELA VIA DO ENEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA TEXTUAL, REFERENCIAÇÃO, ANÁFORA RECATEGORIZADORA, REDAÇÃO ENEM, REDAÇÃO ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7984_23092019073442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO CLAUDIO BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBERTO CLAUDIO" "autor_email" => "robertoclaudiobento@yahoo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }