RESUMO
O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO MÉDIO NÃO TEM ATINGIDO O OBJETIVO A QUE SE PROPÕE A SE OBSERVAR PELA PEQUENA QUANTIDADE DE REDAÇÕES AVALIADAS COM NOTA MÁXIMA EM REITERADAS EDIÇÕES DO ENEM. PARTINDO DESSA CONSTATAÇÃO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DA ANÁFORA RECATEGORIZADORA EM UMA REDAÇÃO AVALIADA COM NOTA 1000 NA EDIÇÃO DE 2018 DO ENEM. PARA TANTO, BASEOU-SE NOS PRESSUPOSTOS DEFENDIDOS POR MONDADA E DUBOIS (1995), KOCH (2004), CAVALCANTE (2013), LIMA E CAVALCANTE (2015), CAVALCANTE, CUSTÓDIO FILHO E BRITO (2014), ANTUNES (2010), DENTRE OUTROS. QUANTO À METODOLOGIA APRESENTA-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM PROCEDIMENTO DESCRITIVO E EXPLICATIVO, DE NATUREZA APLICADA, ALÉM DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO RESULTADO, VERIFICOU-SE QUE A ESTRATÉGIA DE RECATEGORIZAÇÃO CONTRIBUI PARA A ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS NA MATERIALIDADE TEXTUAL, CONSTRUINDO O FIO CONDUTOR DO TEXTO ATRAVÉS DE RETOMADAS E AMPLIAÇÃO DE REFERENTES E CONTRIBUINDO PARA A CONCRETIZAÇÃO DO PROJETO DE DIZER DO CANDIDATO. DIANTE DISSO, JULGAMOS DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE AS PRÁTICAS DOCENTES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO CONTEMPLEM A ABORDAGEM DESSE TEMA VISANDO UMA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PELA VIA DO ENEM.