ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DE GESTORES DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL SOBRE AS POLÍTICAS AVALIATIVAS EM LARGA ESCALA. PARA ISSO, FORAM SELECIONADAS DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E DUAS DE ENSINO MÉDIO, SENDO UTILIZADOS COMO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: O NÍVEL SOCIOECONÔMICO, LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA - URBANA OU RURAL - E O ÍNDICE DE COMPLEXIDADE DE GESTÃO. COMO RESULTADO, CONSTATOU-SE QUE AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA SÃO VISTAS, PARA OS GESTORES, COMO INICIATIVAS QUE VISAM AVALIAR A AÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA, PORÉM TAMBÉM ESTÃO RELACIONADAS AO RANQUEAMENTO, PADRONIZAÇÃO DO ENSINO E COMPETIÇÃO PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, NO CASO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO. O ESTUDO TAMBÉM COLETOU SOBRE A VISÃO DOS GESTORES SOBRE A ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DF NO TRATO DESSAS POLÍTICAS E TAMBÉM SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO IDEB PARA A ESCOLA. POR FIM, DESTACA-SE QUE AS POLÍTICAS AVALIATIVAS INFLUENCIAM NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E SÃO DETERMINANTES PARA A PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR. ENTRETANTO, TAMBÉM PODEM SER RELACIONADAS COM A FALTA DE ORIENTAÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCOLA, ASSIM COMO TAMBÉM FALHAS NAS DIVULGAÇÕES DOS RESULTADOS.