Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS ROBÓTICOS: BREVE DISCUSSÃO

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, ROBÓTICA NA ESCOLA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, KITS FISCHERTECHNIK, KITS FISCHERTECHNIK Pôster (PO) AT 37: Interdisciplinar
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57352
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 1780
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS ROBÓTICOS: BREVE DISCUSSÃO"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE KITS DE ROBÓTICA EM AULAS DIDÁTICAS É UMA FERRAMENTA PODEROSA NO QUE DIZ RESPEITO A CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO. ALÉM TRANSMITIR CONCEITOS BÁSICOS SOBRE MATEMÁTICA, POR EXEMPLO, A ROBÓTICA EDUCACIONAL É CAPAZ DE DESPERTAR A CRIATIVIDADE E ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS DE MANEIRA LÚDICA E INOVADORA. ESTE TRABALHO TÊM O PROPÓSITO DE UTILIZAR A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA IDEALIZAÇÃO DE ASSUNTOS PERTINENTES AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS EXATAS, POR MEIO DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO KITS DE ROBÓTICA. AFIM DE ESTABELECER UM PANORAMA INICIAL SOBRE ESTES ASPECTOS, FORAM DESENVOLVIDAS OFICINAS DE ROBÓTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COM KITS DE ROBÓTICA FISCHERTECHNIK. ESTA PROPOSTA POSSIBILITOU A INVESTIGAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS TIPOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXECUÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO ROBÓTICO E SEUS COMPONENTES, TAIS COMO SENSORES, ATUADORES. ESSE TIPO DE CONJECTURA PERMITIU APURAR INDICADORES SOBRE AS POSSIBILIDADES, VANTAGENS E CONSTRUÇÃO DOS SABERES CIENTÍFICO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS ROBÓTICOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ROBÓTICA NA ESCOLA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, KITS FISCHERTECHNIK, KITS FISCHERTECHNIK"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA74_ID1780_23082019225117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IURY ANDERSON FERNANDES COELHO"
    "autor_nome_curto" => "IURY FERNANDES"
    "autor_email" => "iuryfernandes.eng@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57352
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 1780
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS ROBÓTICOS: BREVE DISCUSSÃO"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE KITS DE ROBÓTICA EM AULAS DIDÁTICAS É UMA FERRAMENTA PODEROSA NO QUE DIZ RESPEITO A CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO. ALÉM TRANSMITIR CONCEITOS BÁSICOS SOBRE MATEMÁTICA, POR EXEMPLO, A ROBÓTICA EDUCACIONAL É CAPAZ DE DESPERTAR A CRIATIVIDADE E ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS DE MANEIRA LÚDICA E INOVADORA. ESTE TRABALHO TÊM O PROPÓSITO DE UTILIZAR A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA IDEALIZAÇÃO DE ASSUNTOS PERTINENTES AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS EXATAS, POR MEIO DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO KITS DE ROBÓTICA. AFIM DE ESTABELECER UM PANORAMA INICIAL SOBRE ESTES ASPECTOS, FORAM DESENVOLVIDAS OFICINAS DE ROBÓTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COM KITS DE ROBÓTICA FISCHERTECHNIK. ESTA PROPOSTA POSSIBILITOU A INVESTIGAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS TIPOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXECUÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO ROBÓTICO E SEUS COMPONENTES, TAIS COMO SENSORES, ATUADORES. ESSE TIPO DE CONJECTURA PERMITIU APURAR INDICADORES SOBRE AS POSSIBILIDADES, VANTAGENS E CONSTRUÇÃO DOS SABERES CIENTÍFICO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS ROBÓTICOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ROBÓTICA NA ESCOLA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, KITS FISCHERTECHNIK, KITS FISCHERTECHNIK"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA74_ID1780_23082019225117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IURY ANDERSON FERNANDES COELHO"
    "autor_nome_curto" => "IURY FERNANDES"
    "autor_email" => "iuryfernandes.eng@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

A UTILIZAÇÃO DE KITS DE ROBÓTICA EM AULAS DIDÁTICAS É UMA FERRAMENTA PODEROSA NO QUE DIZ RESPEITO A CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO. ALÉM TRANSMITIR CONCEITOS BÁSICOS SOBRE MATEMÁTICA, POR EXEMPLO, A ROBÓTICA EDUCACIONAL É CAPAZ DE DESPERTAR A CRIATIVIDADE E ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS DE MANEIRA LÚDICA E INOVADORA. ESTE TRABALHO TÊM O PROPÓSITO DE UTILIZAR A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA IDEALIZAÇÃO DE ASSUNTOS PERTINENTES AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS EXATAS, POR MEIO DE EXPERIMENTOS ENVOLVENDO KITS DE ROBÓTICA. AFIM DE ESTABELECER UM PANORAMA INICIAL SOBRE ESTES ASPECTOS, FORAM DESENVOLVIDAS OFICINAS DE ROBÓTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COM KITS DE ROBÓTICA FISCHERTECHNIK. ESTA PROPOSTA POSSIBILITOU A INVESTIGAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS TIPOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXECUÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO ROBÓTICO E SEUS COMPONENTES, TAIS COMO SENSORES, ATUADORES. ESSE TIPO DE CONJECTURA PERMITIU APURAR INDICADORES SOBRE AS POSSIBILIDADES, VANTAGENS E CONSTRUÇÃO DOS SABERES CIENTÍFICO ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS ROBÓTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.