O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR COMO OCORRE A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PRIVADA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO, NA CIDADE DE IMPERATRIZ, ESTADO DO MARANHÃO. A INCLUSÃO É UMA SITUAÇÃO E/OU CONDIÇÃO QUE ENGLOBA UMA SÉRIE DE DESAFIOS. O INTÉRPRETE E O PROFESSOR SÃO VISTOS EM AMBIENTE DE SALA DE AULA COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, DEVEM AINDA LHE PROPORCIONAR OS SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS (PRÁTICOS E TEÓRICOS) COM A FINALIDADE DE QUE HAJA UM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SIGNIFICATIVO, PRINCIPALMENTE EM UM PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS. NO DECORRER DESTE ESTUDO COMPREENDEU-SE QUE DENTRO DA HISTÓRIA DOS SURDOS CONVÉM MENCIONAR QUE MUITAS TRANSFORMAÇÕES OCORRERAM ATÉ OS DIAS DE HOJE, MAS QUE EXISTEM INÚMERAS LACUNAS A SEREM PERFECIONADAS PARA MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CONSTATOU-SE QUE MUITOS PROFESSORES POSSUEM APENAS CONHECIMENTO MEDIANO NA LIBRAS E QUE PELA FALTA DE DOMÍNIO A FIGURA E PRESENÇA DO INTÉRPRETE É FUNDAMENTAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE SÃO MÍNIMAS AÇÕES VOLTADAS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.