O PRESENTE ESTUDO FAZ UMA ANÁLISE SOBRE A PESQUISA ACADÊMICA E COMO ESSA PRODUÇÃO CIENTÍFICA É
DESENVOLVIDA E PERCEBIDA PELOS DISCENTES DA FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE). SABEMOS DA
IMPORTÂNCIA E DA TRÍADE EM QUE AS UNIVERSIDADES/FACULDADES PRECISAM ESTAR ATENTAS. ENTENDEMOS A ESSA
TRÍADE O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SENDO PARTE FUNDANTE NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DOS(A)
GRADUANDOS(A), SEJA EM QUE CURSO O ESTUDANTE ESTEJA REALIZANDO. É SABIDO DA RELEVÂNCIA DE SE ESTUDAR A
PARTIR DA PESQUISA E DO QUANTO É INSTIGANTE ESSE PROCESSO. DIANTE DE TAL SITUAÇÃO A NOSSA PROBLEMÁTICA
PERPASSA EM DESVENDARMOS SOBRE “QUAL A CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A PESQUISA ACADÊMICA E OS
RECUOS PARA DESENVOLVER ESTA PRÁTICA?”. E COMO OBJETIVO GERAL ELENCAMOS A “COMPREENSÃO SOBRE A
CONCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A PESQUISA ACADÊMICA E OS RECUOS PARA DESENVOLVER ESTA PRÁTICA. A
PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA, POIS ELAS TRAZEM UM RESULTADO MAIS
SATISFATÓRIO, EMBORA OS MÉTODOS SE DIFERENCIE QUANTO À FORMA E À ÊNFASE, OS MÉTODOS QUALITATIVOS
TRAZEM COMO CONTRIBUIÇÃO AO TRABALHO DE PESQUISA UMA ARTICULAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE CUNHO
RACIONAL E INTUITIVO CAPAZES DE CONTRIBUIR PARA MELHOR COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS, EM FACE DISTO, FOI
ELABORADO UM QUESTIONÁRIO COM DISCENTES DO 1º AO 6º PERÍODO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO TURNO
DA NOITE AFIM DE RESPONDER A ESSES QUESTIONAMENTOS; INFELIZMENTE AINDA É PERCEPTÍVEL DISCENTES QUE
NÃO SE INTERESSAM PELA TEORIA DA CIÊNCIA CONTÁBIL, SENDO ASSIM LIMITANDO O CONHECIMENTO APENAS NO QUE
É TRABALHADO EM SALA DE AULA.