O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, COM O INTUITO DE COMPREENDER OS DESAFIOS PRESENTES NO DIA A DIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA E OS CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. BUSCAMOS TRAZER ASPECTOS COMO A ORIGEM DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL, ANALISAR AS DESIGUALDADES SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO E PROCURAMOS DISCUTIR ASPECTOS PRESENTES EM MUITOS EDUCADORES E ESCOLAS DA NOSSA SOCIEDADE, QUE MESMO SENDO REPLETA DE HIERARQUIZAÇÕES DE PODER, AINDA É RESPONSÁVEL POR DESENVOLVER NOVAS CONDIÇÕES DE ENSINO PARA A MELHORIA DO APRENDIZADO NA SALA DE AULA. ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CAMPO, UTILIZANDO QUESTIONÁRIO, OBSERVOU-SE QUE A SOCIEDADE E A ESCOLA ESTÃO EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO, SENDO ASSIM, O TRABALHO DOCENTE É DIVERSIFICADO DE EDUCADOR PARA EDUCADOR, CADA PROFISSIONAL DESENVOLVE SUA PRÁTICA DE FORMA ÚNICA, MAS UM FATOR QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA ASSEGURAR A REALIZAÇÃO DESSA PRÁTICA SÃO AS CONDIÇÕES EM QUE O PROFISSIONAL EXERCE SEU TRABALHO. DESTA MANEIRA, COMPREENDEMOS A NECESSIDADE QUE TEMOS EM SUPERAR AS RELAÇÕES OPRESSIVAS EXISTENTES E QUE ACABAM DIFICULTANDO O DESENVOLVIMENTO DE DETERMINADA PARTE DA SOCIEDADE, PELA SUA CLASSE SOCIAL.