EM QUASE TODOS OS MOMENTOS DO COTIDIANO, EXERCITA-SE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, ONDE FAZEMOS USO DA MATEMÁTICA PRATICAMENTE EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, MAS NEM SEMPRE É FÁCIL MOSTRAR AOS ALUNOS, APLICAÇÕES QUE DESPERTEM SEU INTERESSE, SENDO UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, POIS EXIGE ESFORÇOS NO SENTIDO DE MANTER A DISCIPLINA E A CONCENTRAÇÃO DOS ESTUDANTES. PENSANDO NA POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR JOGOS COMO UM MEIO ATRATIVO, MOTIVADOR E DESENVOLVER DE FORMA LÚDICA O RACIOCINO LÓGICO, O PRESENTE TRABALHO MOSTRA UMA PROPOSTA DE ENSINO DESENVOLVIDAS COM ALUNOS DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO AMÁLIA XAVIER, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ, TENDO COMO BASE A CONCEPÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA, TIDA COMO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE CONSEGUE DISTINGUIR AS DIVERSAS MANEIRAS DE SE PRODUZIR MATEMÁTICA EM DIFERENTES GRUPOS CULTURAIS E SOCIAIS, ABORDANDO UMA PERSPECTIVA ABRANGENTE E INTERDISCIPLINAR, QUE BUSCA MOSTRAR DIFERENTES RUMOS PARA CONCRETIZAÇÃO DE UM ENSINO DA MATEMÁTICA MAIS EFICAZ. DESTACANDO A APLICAÇÃO DE JOGOS AFRICANOS, TAIS COMO A MANCALA, SHISIMA E O YOTÉ NO DESENVOLVIMENTO E INTERAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS E HISTÓRICO-CULTURAIS. ESTA ABORDAGEM, BUSCOU MOSTRAR ASPECTOS HISTÓRICOS DOS JOGOS AFRICANOS PARA EVIDENCIAR SUA UTILIZAÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESTABELECIMENTO DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MULTICULTURAL.