RESUMO
A DINAMICIDADE DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE TEM RESSIGNIFICADO AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PONDO EM PAUTA A PESQUISA COMO SUBSÍDIOS INDISSOCIÁVEIS DO PLANEJAMENTO E EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO. EM CONSONÂNCIA A TAL ASPECTO, TEM- SE A DIVERSIDADE DE TEMÁTICAS NAS QUAIS EMERGEM DO DESVELAMENTO DAS DIFERENÇAS E DESIGUALDADE NOS CONTEXTOS ESCOLARES BRASILEIROS. NESTE SENTIDO, BUSCA-SE AQUI EVIDENCIAR DE QUE MODO A PESQUISA COMO PRÁTICA DOCENTE AMPARA E AUXILIA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OBJETIVA-SE, NO ENTANTO, TECER CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS VINCULADOS AO PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA URCA – UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI. O TRABALHO É FRUTO DE ESTUDO QUALITATIVO, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DE NATUREZA APLICADA, REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE E TEM COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA AS OBRAS DE JOSÉ CONTRERAS (2002) A AUTONOMIA DE PROFESSORES; SIMONE SANTOS (2006) INTITULADA CURRÍCULO, RELAÇÕES RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA; AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (BRASIL, 2004) ENTRE OUTROS. PERCEBE-SE QUE A PESQUISA COMO PRÁTICA DOCENTE PROPICIA OLHAR APURADO SOBRE A REALIDADE ESCOLAR EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES: PEDAGÓGICAS, ORGANIZACIONAL, POLÍTICA E SOCIOCULTURAL. FOMENTA POSTURAS E HABILIDADES A PARTIR DAS SITUAÇÕES DOCENTES E DA DOCÊNCIA, ELABORANDO PROJETOS/PLANOS DE INTERVENÇÕES QUE LHES PERMITAM AO MESMO TEMPO COMPREENDER E PROBLEMATIZAR AS SITUAÇÕES QUE OBSERVAM.