O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE FAZER UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DESENCADEADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O ESTUDO ADOTA A CONTRIBUIÇÃO DE DIVERSOS AUTORES POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COMO BORIN (1998), PIAGET (1978), VYGOTSKY (1984), ENTRE OUTROS QUE TRATAM ACERCA DA TEMÁTICA. O USO DE JOGOS NA SALA DE AULA PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA É UM RECURSO PEDAGÓGICO QUE TEM APRESENTADO BONS RESULTADOS, POIS GERA UM MELHOR ENTENDIMENTO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES PELOS ALUNOS. A PARTIR DO PENSAMENTO DOS AUTORES PESQUISADOS, O ARTIGO EXPLICITA O POTENCIAL DESSA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS, DÚVIDAS, EXPERIÊNCIAS E EFETIVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO, TENDO EM VISTA QUE O MESMO É ELABORADO NA INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM O MEIO QUE A CERCA. AS DISCUSSÕES EVIDENCIAM A NECESSIDADE DO PROFESSOR CONSTRUIR EM SALA DE AULA CLIMA ACOLHEDOR, ONDE OS ALUNOS SE SINTAM MOTIVADOS A PARTICIPAR DAS ATIVIDADES NÃO TENDO MEDO DE EXPOR SUAS IDEIAS, PRINCIPALMENTE MEDO DE ERRAR. POSSIBILITANDO ASSIM, QUE ENCONTREM SIGNIFICADO NAS ATIVIDADES REALIZADAS E NÃO MAIS ENXERGUEM A MATEMÁTICA APENAS COMO UMA DISCIPLINA CHEIA DE CÁLCULOS QUE DE NADA SÃO ÚTEIS PARA O DIA-A-DIA, MAS SIM UMA CIÊNCIA PRÁTICA, DINÂMICA E AGRADÁVEL. PRETENDEMOS, PORTANTO, COM ESTE TRABALHO POSSIBILITAR REFLEXÃO ACERCA DA RELEVÂNCIA DO USO DE JOGOS COMO SUBSÍDIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NESSA ETAPA ESCOLAR.