ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE INTERFEREM, POSITIVO OU NEGATIVAMENTE, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM - CE. PARA TANTO, FOI FEITO UM ESTUDO DE CASO E REALIZADA UMA PESQUISA COM PROFESSOR E ALUNOS DA DISCIPLINA QUÍMICA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DISCENTES E DOCENTES E OBSERVAÇÕES, OS QUAIS REVELARAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS NÃO SENTEM INTERESSE PELA REFERIDA DISCIPLINA, E SUAS MAIORES DIFICULDADES SÃO A OPERAÇÃO DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS E A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS. NOTOU- SE TAMBÉM QUE, DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, A POUCA FREQUÊNCIA NA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS, TANTO EM SALA COMO EM LABORATÓRIO, DIFICULTAM O INTERESSE PELA MATÉRIA. VERIFICOU-SE QUE O LIVRO DIDÁTICO É A PRINCIPAL FONTE USADA POR PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. QUANTO AOS RECURSOS DIDÁTICOS, NOTOU-SE QUE O QUADRO E O PINCEL SÃO OS PRINCIPAIS RECURSOS UTILIZADOS DURANTE AS AULAS. COMO CONSEQUÊNCIA, OS ESTUDANTES PASSAM A TER REJEIÇÃO À DISCIPLINA E DESPRAZER EM PARTICIPAR DAS AULAS.