Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, QUÍMICA Pôster (PO) AT 04: Química
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57805
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 189
    "inscrito_id" => 369
    "titulo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE INTERFEREM, POSITIVO OU NEGATIVAMENTE, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA  DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM - CE. PARA TANTO, FOI FEITO UM ESTUDO DE CASO E REALIZADA UMA PESQUISA COM PROFESSOR E ALUNOS DA DISCIPLINA QUÍMICA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DISCENTES E DOCENTES E OBSERVAÇÕES, OS QUAIS REVELARAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS NÃO SENTEM INTERESSE PELA REFERIDA DISCIPLINA, E SUAS MAIORES DIFICULDADES SÃO A OPERAÇÃO DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS E A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS. NOTOU- SE TAMBÉM QUE, DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, A POUCA FREQUÊNCIA NA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS, TANTO EM SALA COMO EM LABORATÓRIO, DIFICULTAM O INTERESSE PELA MATÉRIA. VERIFICOU-SE QUE O LIVRO DIDÁTICO É A PRINCIPAL FONTE USADA POR PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. QUANTO AOS RECURSOS DIDÁTICOS, NOTOU-SE QUE O QUADRO E O PINCEL SÃO OS PRINCIPAIS RECURSOS UTILIZADOS DURANTE AS AULAS. COMO CONSEQUÊNCIA, OS ESTUDANTES PASSAM A TER REJEIÇÃO À DISCIPLINA E DESPRAZER EM PARTICIPAR DAS AULAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA4_ID369_14072019210853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVALDO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDVALDO SILVA"
    "autor_email" => "edvaldosilva659@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57805
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 189
    "inscrito_id" => 369
    "titulo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE INTERFEREM, POSITIVO OU NEGATIVAMENTE, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA  DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM - CE. PARA TANTO, FOI FEITO UM ESTUDO DE CASO E REALIZADA UMA PESQUISA COM PROFESSOR E ALUNOS DA DISCIPLINA QUÍMICA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DISCENTES E DOCENTES E OBSERVAÇÕES, OS QUAIS REVELARAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS NÃO SENTEM INTERESSE PELA REFERIDA DISCIPLINA, E SUAS MAIORES DIFICULDADES SÃO A OPERAÇÃO DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS E A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS. NOTOU- SE TAMBÉM QUE, DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, A POUCA FREQUÊNCIA NA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS, TANTO EM SALA COMO EM LABORATÓRIO, DIFICULTAM O INTERESSE PELA MATÉRIA. VERIFICOU-SE QUE O LIVRO DIDÁTICO É A PRINCIPAL FONTE USADA POR PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. QUANTO AOS RECURSOS DIDÁTICOS, NOTOU-SE QUE O QUADRO E O PINCEL SÃO OS PRINCIPAIS RECURSOS UTILIZADOS DURANTE AS AULAS. COMO CONSEQUÊNCIA, OS ESTUDANTES PASSAM A TER REJEIÇÃO À DISCIPLINA E DESPRAZER EM PARTICIPAR DAS AULAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA4_ID369_14072019210853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVALDO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDVALDO SILVA"
    "autor_email" => "edvaldosilva659@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE INTERFEREM, POSITIVO OU NEGATIVAMENTE, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM - CE. PARA TANTO, FOI FEITO UM ESTUDO DE CASO E REALIZADA UMA PESQUISA COM PROFESSOR E ALUNOS DA DISCIPLINA QUÍMICA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DISCENTES E DOCENTES E OBSERVAÇÕES, OS QUAIS REVELARAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS NÃO SENTEM INTERESSE PELA REFERIDA DISCIPLINA, E SUAS MAIORES DIFICULDADES SÃO A OPERAÇÃO DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS E A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS. NOTOU- SE TAMBÉM QUE, DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES, A POUCA FREQUÊNCIA NA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS, TANTO EM SALA COMO EM LABORATÓRIO, DIFICULTAM O INTERESSE PELA MATÉRIA. VERIFICOU-SE QUE O LIVRO DIDÁTICO É A PRINCIPAL FONTE USADA POR PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. QUANTO AOS RECURSOS DIDÁTICOS, NOTOU-SE QUE O QUADRO E O PINCEL SÃO OS PRINCIPAIS RECURSOS UTILIZADOS DURANTE AS AULAS. COMO CONSEQUÊNCIA, OS ESTUDANTES PASSAM A TER REJEIÇÃO À DISCIPLINA E DESPRAZER EM PARTICIPAR DAS AULAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.