A DIDÁTICA, FUNDAMENTAL INSTRUMENTO QUE NORTEIA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, POSSUINDO SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA PARA A ORIENTAÇÃO E EFICÁCIA NO QUE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ELABORADAS EM TORNO DO EIXO EDUCACIONAL. PARA ISTO, É IMPRESCINDÍVEL NÃO RELACIONÁ-LA À EDUCAÇÃO ESPECIAL, JÁ QUE É NELA QUE SE ENCONTRA UMA VARIEDADE DE PRÁTICAS E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS ASSOCIADAS AO ENSINO DE SEU PÚBLICO-ALVO, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A DIDÁTICA E METODOLOGIAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, O TRABALHO CONTA COM O APOIO DE ALGUNS AUTORES, TAIS COMO: LIBÂNEO (2017) E GLAT ET AL (2007). ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA EXPLORATÓRIA E DE CAMPO. DESTE MODO, OS RESULTADOS MOSTRAM DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, ESCLARECENDO SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA, O QUAL ENCONTRA, CONSTANTEMENTE, BARREIRAS QUE LHE IMPEDEM DE ACOMPANHAR O PROCESSO EDUCATIVO NO ENSINO REGULAR.