O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. APRESENTA DISCUSSÕES DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA PELA CRIANÇA, EVIDENCIANDO COMO O SENSO CRÍTICO E CRIATIVO, O PRAZER PELA LEITURA, ESCRITA E O DESENHO SÃO DESENVOLVIDOS A PARTIR DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS. O ESTUDO É PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA E ARTICULA OBRAS DE AUTORES, COMO ALMEIDA (2001), FERREIRO (1999), JOLIBERT (1994), QUE DISCUTEM O EMBASAMENTO TEÓRICO-DESCRITIVO SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTO NAS SÉRIES INICIAIS. A ABORDAGEM UTILIZADA É A PESQUISA QUALITATIVA A FIM DE AVERIGUAR A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROCEDIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E COMO ESTA DESENVOLVE AS POTENCIALIDADES, HABILIDADES, O SENSO CRÍTICO E CRIATIVO DOS ALUNOS. O TRABALHO EXPLICITA O POTENCIAL DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO COM DESTAQUE A FUNÇÃO DOS PROFESSORES COMO PROTAGONISTAS NO DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE E PRAZER PELA ESCRITA NO ÂMBITO ESCOLAR. PRETENDEMOS, COM A PESQUISA, COMPREENDER A PRODUÇÃO TEXTUAL COMO UMA PRÁTICA SOCIAL DE LINGUAGEM, ONDE PARA PARTICIPAR EFETIVAMENTE DA SOCIEDADE COMO CIDADÃO DA CULTURA ESCRITA É NECESSÁRIO SERMOS CAPAZES DE ESCREVER TEXTOS E EM QUE A VIDA ESCOLAR EXIGE DO ALUNO ADAPTAÇÃO E DETERMINADAS MUDANÇAS, TENDO COMO FOCO CENTRAL APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, ASPECTOS IMPRESCINDÍVEIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.