O AUXÍLIO DE METODOLOGIAS ATIVAS VEM GANHANDO ESPAÇO NO MEIO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. COM ISSO O USO DE NOVAS FERRAMENTAS É UM PASSO IMPORTANTE PARA A INOVAÇÃO NA MANEIRA DE COMO O ALUNO RECEBE O CONTEÚDO. A METODOLOGIA PEER INSTRUCTION É UM DOS MÉTODOS A SEREM ABORDADOS NESTE TRABALHO, ONDE O OBJETIVO É ENVOLVER OS ALUNOS NAS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA, COM O USO DE FLASHCARDS, CARTÕES DE RÁPIDA RESPOSTA, QUE TEM PAPEL FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O TRABALHO FOI REALIZADO NA DISCIPLINA DE ZOOLOGIA DE CORDADOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ONDE FOI UTILIZADA A METODOLOGIA PEER INSTRUCTION COM O USO DE FLASHCARDS; PARA A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI UTILIZADO TESTE T. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS QUE REALIZARAM A DINÂMICA OBTIVERAM MAIOR RESULTADO QUANDO COMPARADOS AOS ALUNOS QUE NÃO REALIZARAM A PRÁTICA, CONCLUINDO ASSIM QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS AJUDAM DIRETAMENTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PODENDO SER POSSÍVEL APLICAR TEORIA À PRÁTICA.