ESTE TRABALHO SURGE ATRAVÉS DE DISCUSSÕES ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E OS ASPECTOS DAS AVALIAÇÕES NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I SITUADAS EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. BUSCANDO DISCUTIR QUAIS SÃO AS DIFICULDADES NO PROCESSO AVALIATIVO EM SALA DE AULA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL? O OBJETIVO GERAL É COMPREENDER A CONFIGURAÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA PERIFERIA, PARA ISSO, UTILIZA-SE DA PESQUISA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, VISANDO, PRIMEIRAMENTE, ANALISAR OS FATORES EXTERNOS E INTERNOS QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E, CONSEQUENTEMENTE, NA AVALIAÇÃO ESCOLAR. ALÉM DISSO, BUSCA-SE ENTENDER O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM ESCOLAS SITUADAS EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL, ABORDANDO A MANUTENÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA E EDUCACIONAL NO BRASIL, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM A REALIDADE DOS/AS SUJEITOS/AS. O ESTUDO PERMITIU VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, ENTRETANTO EVIDENCIOU QUE AINDA EXISTEM PRÁTICAS AVALIATIVAS QUE TRANSITAM COM RESQUÍCIOS CLASSIFICATÓRIOS E EXCLUDENTES, SENDO ASSIM NECESSÁRIO UMA REVISÃO POR PARTE DOS DOCENTES EM SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS.