A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO TEM SIDO PREOCUPAÇÃO DOS ESTUDIOSOS DA ÁREA AO LONGO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA. HISTORICAMENTE, ESSA FORMAÇÃO TEM SIDO PAUTADA NO USO DE METODOLOGIAS CONSERVADORAS. ESPERA-SE PROFISSIONAIS CAPACITADOS A ANALISAR SITUAÇÕES COMPLEXAS E OPTAR DE MANEIRA RÁPIDA E REFLETIDA POR ESTRATÉGIAS ADEQUADAS. VISTO ISSO, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO DESDE A GRADUAÇÃO, PARA QUE OCORRA UMA MUDANÇA DO CENÁRIO DA FORMAÇÃO TRADICIONAL DO ENFERMEIRO. NESSE CONTEXTO, A SIMULAÇÃO REALÍSTICA TEM SIDO UTILIZADA COMO RECURSO TECNOLÓGICO NO ENSINO EM SAÚDE, UMA METODOLOGIA DE ENSINO FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA, QUE POSSIBILITA AO ESTUDANTE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NAS DIVERSAS SITUAÇÕES CLÍNICAS BASEADAS EM FATOS REAIS E EM AMBIENTE SEGURO. ESSE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DA MAQUIAGEM REALÍSTICA, EM UMA CAPACITAÇÃO SOBRE FERIDAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO NA QUAL ALUNOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO VINCULADO A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA – CEARÁ, UTILIZARAM MAQUIAGEM REALÍSTICA COMO AUXILIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA AVALIAÇÃO DE FERIDAS E REALIZAÇÃO DE CURATIVOS. O USO DA METODOLOGIA DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO TEM MELHOR ACEITAÇÃO DOS DISCENTES, QUANDO COMPARADO AO MÉTODO TRADICIONAL E PODE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE NO DESEMPENHO DAS HABILIDADES PRÁTICAS DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. AO ANALISAR O USO EM CONJUNTO DAS DUAS METODOLOGIAS, SIMULAÇÃO REALÍSTICA COM MAQUIAGEM CÊNICA, MOSTROU SER UM MÉTODO INOVADOR E QUE INCENTIVA PARA MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO.