Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

ANALISANDO AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57430
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 532
    "titulo" => "ANALISANDO AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ANALISA AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE SOARES (1998, 2011, 2019), FERREIRO; TEBEROSKY (1986), BREGUNCI (2019), BATISTA ET AL. (2008),SOLÉ(1998), MARCUSCHI (2002) E BRASIL (2019). OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES COM FOCO NA LEITURA E NA ESCRITA REALIZADAS COM DEZ CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INSTITUCIONAL. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM AS SEGUINTES HABILIDADES: 1) DISTINÇÃO ENTRE LETRAS E NÚMEROS, SINAIS GRÁFICOS E SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO; 2) IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DO ALFABETO E DISTINÇÃO ENTRE LETRAS DE IMPRENSA E MAIÚSCULA, E A CURSIVA MAIÚSCULA E MINÚSCULA; 3) IDENTIFICAÇÃO DE RIMAS, SÍLABAS, SONS EXISTENTES NO INÍCIO, MEIO E FIM DE SÍLABAS COM SONS DIFERENTES E SEMELHANTES; 4) UTILIZAÇÃO DE PRINCÍPIOS E AS REGRAS ORTOGRÁFICAS DO SISTEMA DE ESCRITA; 5) IDENTIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS; 6) PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS CURTOS; 7) RECONHECIMENTO DA DIREÇÃO CORRETA DA ESCRITA, UTILIZAÇÃO CORRETA DA FOLHA (COM OU SEM PAUTA) SEGUINDO CORRETAMENTE O ESPAÇAMENTO ENTRE PALAVRAS, UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE PONTUAÇÃO; 8) CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DE LÍNGUA: DIFERENCIAÇÃO DE SIGNOS E DE SIGNIFICADOS; 9) CAPACIDADE DE FORMAR PALAVRAS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATAMOS QUE APENAS UMA CRIANÇA REALIZOU PEDAGÓGICAS QUE VISEM À AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DOS APRENDIZES, ALÉM DO ENSINO SISTEMATIZADO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM COMPREENDER A NATUREZA DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA ESCRITA ENQUANTO UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, RESULTANDO NO ENGAJAMENTO EM VÁRIAS PRÁTICAS DE ESCRITA E DE LEITURA EM SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID532_15072019152223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA "
    "autor_nome_curto" => "LARISSA ALMEIDA "
    "autor_email" => "almeidalarissa2011@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57430
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 532
    "titulo" => "ANALISANDO AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ANALISA AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE SOARES (1998, 2011, 2019), FERREIRO; TEBEROSKY (1986), BREGUNCI (2019), BATISTA ET AL. (2008),SOLÉ(1998), MARCUSCHI (2002) E BRASIL (2019). OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES COM FOCO NA LEITURA E NA ESCRITA REALIZADAS COM DEZ CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INSTITUCIONAL. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM AS SEGUINTES HABILIDADES: 1) DISTINÇÃO ENTRE LETRAS E NÚMEROS, SINAIS GRÁFICOS E SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO; 2) IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DO ALFABETO E DISTINÇÃO ENTRE LETRAS DE IMPRENSA E MAIÚSCULA, E A CURSIVA MAIÚSCULA E MINÚSCULA; 3) IDENTIFICAÇÃO DE RIMAS, SÍLABAS, SONS EXISTENTES NO INÍCIO, MEIO E FIM DE SÍLABAS COM SONS DIFERENTES E SEMELHANTES; 4) UTILIZAÇÃO DE PRINCÍPIOS E AS REGRAS ORTOGRÁFICAS DO SISTEMA DE ESCRITA; 5) IDENTIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS; 6) PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS CURTOS; 7) RECONHECIMENTO DA DIREÇÃO CORRETA DA ESCRITA, UTILIZAÇÃO CORRETA DA FOLHA (COM OU SEM PAUTA) SEGUINDO CORRETAMENTE O ESPAÇAMENTO ENTRE PALAVRAS, UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE PONTUAÇÃO; 8) CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DE LÍNGUA: DIFERENCIAÇÃO DE SIGNOS E DE SIGNIFICADOS; 9) CAPACIDADE DE FORMAR PALAVRAS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATAMOS QUE APENAS UMA CRIANÇA REALIZOU PEDAGÓGICAS QUE VISEM À AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DOS APRENDIZES, ALÉM DO ENSINO SISTEMATIZADO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM COMPREENDER A NATUREZA DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA ESCRITA ENQUANTO UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, RESULTANDO NO ENGAJAMENTO EM VÁRIAS PRÁTICAS DE ESCRITA E DE LEITURA EM SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID532_15072019152223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA "
    "autor_nome_curto" => "LARISSA ALMEIDA "
    "autor_email" => "almeidalarissa2011@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ANALISA AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE SOARES (1998, 2011, 2019), FERREIRO; TEBEROSKY (1986), BREGUNCI (2019), BATISTA ET AL. (2008),SOLÉ(1998), MARCUSCHI (2002) E BRASIL (2019). OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES COM FOCO NA LEITURA E NA ESCRITA REALIZADAS COM DEZ CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INSTITUCIONAL. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM AS SEGUINTES HABILIDADES: 1) DISTINÇÃO ENTRE LETRAS E NÚMEROS, SINAIS GRÁFICOS E SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO; 2) IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DO ALFABETO E DISTINÇÃO ENTRE LETRAS DE IMPRENSA E MAIÚSCULA, E A CURSIVA MAIÚSCULA E MINÚSCULA; 3) IDENTIFICAÇÃO DE RIMAS, SÍLABAS, SONS EXISTENTES NO INÍCIO, MEIO E FIM DE SÍLABAS COM SONS DIFERENTES E SEMELHANTES; 4) UTILIZAÇÃO DE PRINCÍPIOS E AS REGRAS ORTOGRÁFICAS DO SISTEMA DE ESCRITA; 5) IDENTIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS; 6) PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS CURTOS; 7) RECONHECIMENTO DA DIREÇÃO CORRETA DA ESCRITA, UTILIZAÇÃO CORRETA DA FOLHA (COM OU SEM PAUTA) SEGUINDO CORRETAMENTE O ESPAÇAMENTO ENTRE PALAVRAS, UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE PONTUAÇÃO; 8) CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DE LÍNGUA: DIFERENCIAÇÃO DE SIGNOS E DE SIGNIFICADOS; 9) CAPACIDADE DE FORMAR PALAVRAS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATAMOS QUE APENAS UMA CRIANÇA REALIZOU PEDAGÓGICAS QUE VISEM À AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DOS APRENDIZES, ALÉM DO ENSINO SISTEMATIZADO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM COMPREENDER A NATUREZA DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA ESCRITA ENQUANTO UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, RESULTANDO NO ENGAJAMENTO EM VÁRIAS PRÁTICAS DE ESCRITA E DE LEITURA EM SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.