O PRESENTE ARTIGO ANALISA AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARTE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE SOARES (1998, 2011, 2019), FERREIRO; TEBEROSKY (1986), BREGUNCI (2019), BATISTA ET AL. (2008),SOLÉ(1998), MARCUSCHI (2002) E BRASIL (2019). OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE ATIVIDADES COM FOCO NA LEITURA E NA ESCRITA REALIZADAS COM DEZ CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INSTITUCIONAL. AS ATIVIDADES ENVOLVERAM AS SEGUINTES HABILIDADES: 1) DISTINÇÃO ENTRE LETRAS E NÚMEROS, SINAIS GRÁFICOS E SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO; 2) IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DO ALFABETO E DISTINÇÃO ENTRE LETRAS DE IMPRENSA E MAIÚSCULA, E A CURSIVA MAIÚSCULA E MINÚSCULA; 3) IDENTIFICAÇÃO DE RIMAS, SÍLABAS, SONS EXISTENTES NO INÍCIO, MEIO E FIM DE SÍLABAS COM SONS DIFERENTES E SEMELHANTES; 4) UTILIZAÇÃO DE PRINCÍPIOS E AS REGRAS ORTOGRÁFICAS DO SISTEMA DE ESCRITA; 5) IDENTIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS E LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS; 6) PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS CURTOS; 7) RECONHECIMENTO DA DIREÇÃO CORRETA DA ESCRITA, UTILIZAÇÃO CORRETA DA FOLHA (COM OU SEM PAUTA) SEGUINDO CORRETAMENTE O ESPAÇAMENTO ENTRE PALAVRAS, UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE PONTUAÇÃO; 8) CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DE LÍNGUA: DIFERENCIAÇÃO DE SIGNOS E DE SIGNIFICADOS; 9) CAPACIDADE DE FORMAR PALAVRAS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATAMOS QUE APENAS UMA CRIANÇA REALIZOU PEDAGÓGICAS QUE VISEM À AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DOS APRENDIZES, ALÉM DO ENSINO SISTEMATIZADO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM COMPREENDER A NATUREZA DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA ESCRITA ENQUANTO UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, RESULTANDO NO ENGAJAMENTO EM VÁRIAS PRÁTICAS DE ESCRITA E DE LEITURA EM SOCIEDADE.