O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA PASSA POR TRANSFORMAÇÕES. O ENSINO CONSIDERADO DESCONEXO COM O TRIPÉ CTS (CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) QUE PRIORIZAVA, EXCLUSIVAMENTE, A TRANSPOSIÇÃO SEM APLICAÇÃO EM UM CONTEXTO E A MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS NA FÍSICA DEVEM DEIXAR DE LADO E DAR LUGAR A UM ENSINO LÚDICO, OBJETIVANDO A CONSTRUÇÃO, APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS QUE RESULTAM EM UMA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICADOS. DIANTE DOS FATOS APRESENTADOS E COM O INTUITO DE QUEBRAR AS BARREIRAS QUE CONTROLAM A INSERÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, O PRESENTE TRABALHO RELATA A UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DA ASTRONOMIA COM O OBJETIVO DE VERIFICAR A POTENCIALIDADE DESSA FERRAMENTA NA SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA FOI CONSIDERADO OS ASPECTOS METODOLÓGICOS INTRÍNSECOS NA DBR (DESIGN BASED RESEARCH), COM DOIS GRUPOS, O EXPERIMENTAL, COM 66 ALUNOS, E O CONTROLE, CONTENDO 59 ALUNOS, DO 9º ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS. POR MEIO DA ANÁLISE, FOI POSSÍVEL VERIFICAR A EFICÁCIA DAS HQS COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE OS ALUNOS PARTICIPANTES DA PROPOSTA OBTIVERAM ÍNDICES MELHORES EM RELAÇÃO AO GRUPO DE REFERÊNCIA NA AVALIÇÃO DE VALIDAÇÃO DO MÉTODO. COM ISSO, É POSSÍVEL CONSIDERAR QUE O USO DESSA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO POSSIBILITOU UMA DINAMIZAÇÃO PROCEDIMENTAL, CONCEITUAL E ATITUDINAL DOS ESTUDANTES, LEVANDO-OS A PARTICIPAR DE FORMA ATIVA, FACILITANDO, ASSIM, O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM.