O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL QUE CONTEMPLOU LIVROS E MARCOS LEGAIS ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TAIS COMO, A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (BRASIL, 2008), A POLÍTICA DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA PESSOA COM AUTISMO (BRASIL, 2012), BEM COMO O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (BRASIL, 2015). ALÉM DISSO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DE DADOS DIVULGADOS PELO INEP, ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2018, ACERCA DAS MATRÍCULAS DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. FOI CONSTATADO QUE AS POLÍTICAS EM DEFESA AOS DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO ESTÃO PROMOVENDO A INSERÇÃO DESSES SUJEITOS NO ENSINO SUPERIOR, RETIRANDO-OS DA INVISIBILIDADE, E FAZENDO-OS SUPERAR OS ESTIGMAS DE INCAPAZES E ANTISSOCIAIS.