O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE DISCUTIR CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA, APONTANDO A PERSPECTIVA MULTICULTURALISTA DE CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DOS SABERES ENSINADOS. PARTIMOS DA DEFESA DO CONHECIMENTO HISTÓRICO QUE VALORIZE A DIVERSIDADE; A RELAÇÃO ENTRE AS PERSPECTIVAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS COM SUA INSERÇÃO SOCIAL; BEM COMO A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS PROBLEMATIZAR O CONCEITO DE CURRÍCULO E CONTEXTUALIZAR AS PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES DO CONCEITO DESDE SUAS PRIMEIRAS UTILIZAÇÕES NO CAMPO EDUCACIONAL. ALÉM DISSO, BUSCAMOS COMPREENDER COMO A DISCIPLINA DE HISTÓRIA TEM RELACIONADO SEUS SABERES ESCOLARES COM O PODER ESTABELECIDO. NOSSO TRABALHO É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E PARTIMOS, PRINCIPALMENTE, DAS IDEIAS DE PALUDO (2001); LOPES (2011) E SILVA (2011). NOSSAS PESQUISAS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DO CURRÍCULO E O ENTENDIMENTO DA NECESSIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE SABERES MULTICURAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA.