Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E SUA RELEVÂNCIA NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS, ATIVIDADE LÚDICA Comunicação Oral (CO) AT 01: Matemática / Probabilidade e Estatística
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57386
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 483
    "inscrito_id" => 1184
    "titulo" => "A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E SUA RELEVÂNCIA NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A TRAJETÓRIA DA PESQUISA CONSISTE NA APRESENTAÇÃO DA PERSPECTIVA DO OLHAR DA CRIANÇA PARA O MUNDO MATEMÁTICO E AS METODOLOGIAS QUE PODERÃO MELHORAR O DESENVOLVIMENTO PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. ALGUNS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ADOTADOS. SABENDO QUE AS CRIANÇAS DE HOJE ANTES MESMO DE ADENTRAR NA ESCOLA, ESTÃO IMERSAS AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS, JOGOS, DE CONVERSAS COM ADULTOS, ENTRE OUTROS, TOMAMOS COMO BASE TEÓRICA AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA. JEAN PIAGET E OUTROS PESQUISADORES ABORDAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS NO QUAL É FEITO REFLEXÃO SOBRE O MEIO EM QUE INTERAGEM, SEGUIMOS NESTA PERSPECTIVA. NESSE PROCESSO, A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA TRAZ CIRCUNSTÂNCIAS QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA OBSERVAR, PENSAR, INTERPRETAR, BUSCAR E DEPARAR-SE COM SITUAÇÕES OU PROBLEMATIZAÇÕES DE DIFERENTES ACONTECIMENTOS PENSAR MATEMATICAMENTE SOBRE UM EPISÓDIO OU UM PROBLEMA INCLUI A HABILIDADE DE UNIR, SEPARAR, SUBTRAIR, CORRESPONDER, DEPARANDO-SE DESTE MODO COM AS PROPRIEDADES DOS OBJETOS. DESTA FORMA, BUSCAMOS APRESENTAR UMA AMPLA IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS FAVORECENDO AOS ESTUDANTES GRANDES DESCOBERTAS. O PROFESSOR DEVE SER O INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO QUE IRÁ CRIAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE, O INTERESSE E OS DEMAIS   QUESTIONAMENTOS E INVESTIGAÇÕES, ASSIM MOSTRAREMOS ALGUNS MÉTODOS QUE O MEDIADOR POSSA FAZER COM QUE CRIEM INTERESSE PELA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Matemática / Probabilidade e Estatística"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS, ATIVIDADE LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA1_ID1184_20082019134100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE YARLLEY LUCIANO LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "YARLLEY LUCENA"
    "autor_email" => "yarlleylucena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57386
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 483
    "inscrito_id" => 1184
    "titulo" => "A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E SUA RELEVÂNCIA NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A TRAJETÓRIA DA PESQUISA CONSISTE NA APRESENTAÇÃO DA PERSPECTIVA DO OLHAR DA CRIANÇA PARA O MUNDO MATEMÁTICO E AS METODOLOGIAS QUE PODERÃO MELHORAR O DESENVOLVIMENTO PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. ALGUNS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ADOTADOS. SABENDO QUE AS CRIANÇAS DE HOJE ANTES MESMO DE ADENTRAR NA ESCOLA, ESTÃO IMERSAS AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS, JOGOS, DE CONVERSAS COM ADULTOS, ENTRE OUTROS, TOMAMOS COMO BASE TEÓRICA AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA. JEAN PIAGET E OUTROS PESQUISADORES ABORDAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS NO QUAL É FEITO REFLEXÃO SOBRE O MEIO EM QUE INTERAGEM, SEGUIMOS NESTA PERSPECTIVA. NESSE PROCESSO, A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA TRAZ CIRCUNSTÂNCIAS QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA OBSERVAR, PENSAR, INTERPRETAR, BUSCAR E DEPARAR-SE COM SITUAÇÕES OU PROBLEMATIZAÇÕES DE DIFERENTES ACONTECIMENTOS PENSAR MATEMATICAMENTE SOBRE UM EPISÓDIO OU UM PROBLEMA INCLUI A HABILIDADE DE UNIR, SEPARAR, SUBTRAIR, CORRESPONDER, DEPARANDO-SE DESTE MODO COM AS PROPRIEDADES DOS OBJETOS. DESTA FORMA, BUSCAMOS APRESENTAR UMA AMPLA IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS FAVORECENDO AOS ESTUDANTES GRANDES DESCOBERTAS. O PROFESSOR DEVE SER O INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO QUE IRÁ CRIAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE, O INTERESSE E OS DEMAIS   QUESTIONAMENTOS E INVESTIGAÇÕES, ASSIM MOSTRAREMOS ALGUNS MÉTODOS QUE O MEDIADOR POSSA FAZER COM QUE CRIEM INTERESSE PELA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Matemática / Probabilidade e Estatística"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS, ATIVIDADE LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA1_ID1184_20082019134100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE YARLLEY LUCIANO LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "YARLLEY LUCENA"
    "autor_email" => "yarlleylucena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

A TRAJETÓRIA DA PESQUISA CONSISTE NA APRESENTAÇÃO DA PERSPECTIVA DO OLHAR DA CRIANÇA PARA O MUNDO MATEMÁTICO E AS METODOLOGIAS QUE PODERÃO MELHORAR O DESENVOLVIMENTO PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. ALGUNS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ADOTADOS. SABENDO QUE AS CRIANÇAS DE HOJE ANTES MESMO DE ADENTRAR NA ESCOLA, ESTÃO IMERSAS AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS, JOGOS, DE CONVERSAS COM ADULTOS, ENTRE OUTROS, TOMAMOS COMO BASE TEÓRICA AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA. JEAN PIAGET E OUTROS PESQUISADORES ABORDAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS NO QUAL É FEITO REFLEXÃO SOBRE O MEIO EM QUE INTERAGEM, SEGUIMOS NESTA PERSPECTIVA. NESSE PROCESSO, A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA TRAZ CIRCUNSTÂNCIAS QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA OBSERVAR, PENSAR, INTERPRETAR, BUSCAR E DEPARAR-SE COM SITUAÇÕES OU PROBLEMATIZAÇÕES DE DIFERENTES ACONTECIMENTOS PENSAR MATEMATICAMENTE SOBRE UM EPISÓDIO OU UM PROBLEMA INCLUI A HABILIDADE DE UNIR, SEPARAR, SUBTRAIR, CORRESPONDER, DEPARANDO-SE DESTE MODO COM AS PROPRIEDADES DOS OBJETOS. DESTA FORMA, BUSCAMOS APRESENTAR UMA AMPLA IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS FAVORECENDO AOS ESTUDANTES GRANDES DESCOBERTAS. O PROFESSOR DEVE SER O INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO QUE IRÁ CRIAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE, O INTERESSE E OS DEMAIS QUESTIONAMENTOS E INVESTIGAÇÕES, ASSIM MOSTRAREMOS ALGUNS MÉTODOS QUE O MEDIADOR POSSA FAZER COM QUE CRIEM INTERESSE PELA DISCIPLINA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.