A TRAJETÓRIA DA PESQUISA CONSISTE NA APRESENTAÇÃO DA PERSPECTIVA DO OLHAR DA CRIANÇA PARA O MUNDO MATEMÁTICO E AS METODOLOGIAS QUE PODERÃO MELHORAR O DESENVOLVIMENTO PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. ALGUNS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ADOTADOS. SABENDO QUE AS CRIANÇAS DE HOJE ANTES MESMO DE ADENTRAR NA ESCOLA, ESTÃO IMERSAS AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS, JOGOS, DE CONVERSAS COM ADULTOS, ENTRE OUTROS, TOMAMOS COMO BASE TEÓRICA AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA. JEAN PIAGET E OUTROS PESQUISADORES ABORDAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS NO QUAL É FEITO REFLEXÃO SOBRE O MEIO EM QUE INTERAGEM, SEGUIMOS NESTA PERSPECTIVA. NESSE PROCESSO, A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA TRAZ CIRCUNSTÂNCIAS QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA OBSERVAR, PENSAR, INTERPRETAR, BUSCAR E DEPARAR-SE COM SITUAÇÕES OU PROBLEMATIZAÇÕES DE DIFERENTES ACONTECIMENTOS PENSAR MATEMATICAMENTE SOBRE UM EPISÓDIO OU UM PROBLEMA INCLUI A HABILIDADE DE UNIR, SEPARAR, SUBTRAIR, CORRESPONDER, DEPARANDO-SE DESTE MODO COM AS PROPRIEDADES DOS OBJETOS. DESTA FORMA, BUSCAMOS APRESENTAR UMA AMPLA IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS FAVORECENDO AOS ESTUDANTES GRANDES DESCOBERTAS. O PROFESSOR DEVE SER O INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO QUE IRÁ CRIAR NAS CRIANÇAS A CURIOSIDADE, O INTERESSE E OS DEMAIS QUESTIONAMENTOS E INVESTIGAÇÕES, ASSIM MOSTRAREMOS ALGUNS MÉTODOS QUE O MEDIADOR POSSA FAZER COM QUE CRIEM INTERESSE PELA DISCIPLINA.