ESTE TRABALHO SURGE ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO PERÍODO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS CAJAZEIRAS, O PÚBLICO-ALVO FORAM ALUNOS/AS DE 3 A 4 ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL II EM UMA CRECHE SITUADA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB, EM QUE PODEMOS PERCEBER AS DIFICULDADES NAS NOÇÕES ESPACIAIS, TEMPORAIS E DE LATERALIDADE DAS CRIANÇAS E, A ESCASSEZ DE ATIVIDADES QUE CONTEMPLEM ESSAS QUESTÕES. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É APRESENTAR METODOLOGIAS QUE ESTIMULEM O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE, EVIDENCIANDO AS NOÇÕES DE ESPAÇO, TEMPO BEM COMO A COORDENAÇÃO MOTORA FINA. BUSCAMOS EXPLANAR O CONCEITO DE PSICOMOTRICIDADE, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE LEVEM EM CONTA DIFERENTES VIVÊNCIAS QUE PRIORIZEM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E, A PARTIR DISSO, DIALOGAR COM AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ÂMBITO ESCOLAR, EM ESPECIAL, EM SALA DE SALA, QUE VISAM ESTIMULAR A CRIANÇA NO SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. VIMOS QUE O TRABALHO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRECISA TER COMO FOCO O LÚDICO, DESENVOLVER ATIVIDADES PRÁTICAS, PROPOR VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM BUSCA DE MELHORAR A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. CONCLUÍMOS QUE A CRECHE TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL PARA QUE A CRIANÇA TENHA BOAS NOÇÕES DE LATERALIDADE, ESPAÇO E TEMPO, ENTÃO, É PRECISO QUE ESTEJA TRABALHANDO COM ATIVIDADES QUE VISEM ESSA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS ASPECTOS AFETIVO, COGNITIVO, MOTOR E SOCIAL.