A GAMIFICAÇÃO É UMA DAS METODOLOGIAS ATIVAS QUE VEM INFLUENCIADO BASTANTE NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. ESSA METODOLOGIA PARTE DO PRINCÍPIO DE PENSAR E AGIR COMO EM UM JOGO, ENTRETANTO EM UM CONTEXTO FORA DO JOGO, COM O FOCO NA MOTIVAÇÃO E NA PROMOÇÃO DO APRENDIZADO. A UTILIZAÇÃO DESSA E DE OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA AINDA NÃO É ALGO MUITO PRESENTE NAS SALAS DE AULAS, VISTO QUE GRANDE PARTE DOS DOCENTES AINDA UTILIZA A AULA EXPOSITIVA COMO ESTRATÉGIA PRINCIPAL. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PROPOR A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PARA PROMOVER UMA AULA MAIS INTERESSANTE E MOTIVADORA. DESENVOLVEMOS UM JOGO, INTITULADO COMO QUIZ DOS ALIMENTOS, QUE FOI APLICADO EM UMA TURMA DE 1º ANO DE ENSINO MÉDIO DA E.E.M. GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ-CE. A APLICAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FINANCIADO PELA CAPES. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO JOGO NO ENSINO DE BIOLOGIA, PERCEBEMOS O QUANTO A SUA UTILIZAÇÃO PODE SER PROVEITOSA NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NO SENTIDO DE MOTIVAR E ENVOLVER OS ALUNOS NUMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. O USO DESSES RECURSOS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA E DE OUTRAS DISCIPLINAS, SURGE COMO UMA MANEIRA DE TORNAR A ESCOLA MAIS INTERESSANTE PARA OS ALUNOS. OS PROFESSORES, BEM COMO OS GESTORES E MEMBROS QUE ELABORAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS, DEVEM PENSAR EM AÇÕES DIDÁTICAS QUE POSSAM MOTIVAR, INCENTIVAR A AUTONOMIA DOS ALUNOS, A PARTICIPAÇÃO ATIVA E O TRABALHO COLABORATIVO EM SALA DE AULA.